O ensino de filosofia e as realidades dos sujeitos do ensino médio

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Autor(es): dc.contributorMedeiros, Rondinelly Gomes-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorRicardo, Manoel Joaquim Modesto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:13:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:13:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-25-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-25-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56989-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56989-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Me. Rondinelly Gomes Medeiros-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo tem como finalidade refletir sobre a diversidade cultural da comunidade escolar e mostrar caminhos para os profissionais da educação alcançarem bons resultados num ambiente tão diversificado de hábitos, crenças e verdades absolutas pré-estabelecidas. As pessoas agem tendo em vista a expectativa gerada por padrões culturais e papeis sociais; a diversidade cultural dos sujeitos que são oriundos de vários lugares vêm crescendo a cada dia em nossas escolas. Com o ambiente precário de muitas delas, o professor necessita ser criativo em suas aulas para ganhar a atenção de seus alunos e também precisa estimular a criticidade destes, levando-os a pensar além da simples memorização ou informação, para que venham a superar um conhecimento de tipo ingênuo. Supomos, que, para que haja progresso intelectual por parte do aluno, o educador não pode apenas repetir ensinamentos, nem olhar seus alunos de cima para baixo mas sim ser responsável por criar um ambiente onde ele e os alunos aprendam uns com as experiências dos outros para pensar soluções referentes às necessidades reais por eles vivida-
Formato: dc.format1 arquivo (29 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade cultural-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleO ensino de filosofia e as realidades dos sujeitos do ensino médio-
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