Hans Jonas em sala de aula : o dualismo como problema filosófico. Uma reflexão no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMocellin, Ronei Clécio, 1973--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especializaçao em Filosofia-
Autor(es): dc.creatorFreitas, Cristian Rafael Silva de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:53:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:53:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-25-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-25-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56985-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56985-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Ronei Clécio Mocellin-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Especializaçao em Filosofia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho refere-se a uma proposta de ensino de filosofia no ensino médio tendo como obra de referência a A filosofia a partir de seus problemas. Essa proposta tem como fundamento o ensino da filosofia a partir dos seus problemas. O autor escolhido para tal foi Hans Jonas e o problema filosófico que irá nortear o desenvolvimento foi o dualismo e suas implicações na compreensão do fenômeno da vida segundo Hans Jonas. O trajeto escolhido irá passar por três momentos em que o dualismo se apresentou, o primeiro foi o dualismo gnóstico, o segundo dualismo existencialista e o terceiro o dualismo científico moderno e sua implicação na compreensão do fenômeno da vida. Após isso, a proposta do ensino da filosofia no ensino médio será fundamentada na obra de Mario Ariel Gonzáles Porta aplicado no pensamento filosófico de Hans Jonas. Sendo assim, a proposta central dessa monografia é uma possibilidade do ensino da filosofia para o ensino médio tendo como fundamento o problema filosófico.-
Formato: dc.format1 arquivo (38 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectDualismo-
Palavras-chave: dc.subjectVida - Filosofia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Título: dc.titleHans Jonas em sala de aula : o dualismo como problema filosófico. Uma reflexão no ensino médio-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.