Arte sonora : problematização, conceituação e composição

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMamedes, Clayton Rosa-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorEnoque, Rodrigo Leite Souza, 1988--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:40:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:40:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56959-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56959-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Clayton Rosa Mamedes-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 28/05/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.139-150-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho realiza um estudo sobre o processo criativo de duas obras, a instalação audiovisual Silêncidades e a intervenção urbana Horário de Brazilia, investigando-as a partir do campo da arte sonora. Para alcançar o objetivo da pesquisa, elaborou-se uma ampla reflexão sobre o conceito de arte sonora, a qual abrange: análises sobre sua consolidação enquanto gênero artístico e as definições, e divergências conceituais, observadas na literatura da área; análises sobre o papel da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade observada em obras do gênero, estudo que focou sua investigação sobre os diálogos e as influências das artes visuais e da música no processo de sua consolidação; estudos sobre a referencialidade dos materiais sonoros, focando em uma análise crítica sobre o conceito de ruído, e estudos sobre as abordagens ao tempo e ao espaço, buscando compreender como o gênero parte dos materiais sonoros para propor outras abordagens à formalização do processo criativo, assim como novas formas de experiência sensível. Na sequência deste estudo, realizou-se uma análise sobre exemplos do estado da arte da produção artística deste gênero, apresentando um repertório referencial que dialoga e demonstra o campo de influências presentes no processo criativo do artista-investigador. A análise destas obras de referência selecionadas serve de base a uma investigação sobre as formas escolhidas para a realização das obras criadas no âmbito da pesquisa, a saber: instalações e intervenções. Fundamentadas nesta contextualização, Silêncidades e Horário de Brazilia são então analisadas a partir da inter-relação entre suas propostas poéticas e o campo conceitual da arte sonora, investigando como suas realizações audiovisuais dialogam com características próprias do gênero de arte sonora. Palavras chave: arte sonora; instalações sonoras; intervenções artísticas; audiovisual; espaço-temporalidade.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This dissertation presents a study about the creative process of two works, the audiovisual installation Silêncidades and the urban intervention Horário de Brazilia, investigating them under the perspective field of sound art. Intending to achieve this objective, it was conducted a broad investigation about the concept of sound art, which includes: analyses about its consolidation as an artistic genre and the definitions - as well as divergences - observed in the literature about the subject; analyses about interdisciplinary and transdisciplinary characteristics observed in referential works of the genre, a study that had focused on the dialogues with and influences from the fields of visual arts and music; studies about referentiality of sounds, focusing on a critical analysis about the concept of noise, and studies about time and space, aiming to understand how the genre approaches sound materials and proposes new methodologies to formalize the creative process, as well as new forms of aesthetic experiences. Following this study, the state of the art related to the artistic creation in the the genre was reviewed, intending to identify a referential repertoire that reveals and dialogues with the influences existing in the creative process of the artist/researcher. The analyses of selected reference works support the investigation about the modalities in which the works were created, namely: installations and interventions. Supported by this context, Silêncidades and Horário de Brazilia were examined in order to identify interrelationships between its poetics intents and the conceptual field of sound art, investigating how their audiovisual implementations dialogue with characteristics inherent to the genre of sound art. Key words: sound art; sound installations; artistic interventions; audiovisual; space-temporality.-
Formato: dc.format150 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectArte e musica-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Título: dc.titleArte sonora : problematização, conceituação e composição-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.