Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Scarinci, Silvana Ruffier, 1961- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Autor(es): dc.creator | Alves Filho, Rubens Rosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:15:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:15:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56936 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56936 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Prof. Dra. Silvana R. Scarinci | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 18/05/2018 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p.179-183 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: No presente trabalho apresentamos uma análise texto-musical dos principais recitativos e árias de quatro personagens da tragédie en musique, Ariane et Bacchus, de Marin Marais, composta em 1696. Para chegarmos até as análises, abordamos, primeiramente, três temas que formam as bases da tragédia musical francesa - tragédia clássica, versificação e declamação. Depois de refletirmos sobre a gênese da ópera na Itália, berço desse gênero musical, focamos em sua criação na França, país de origem de Marin Marais, compositor de Ariane et Bacchus. Logo após, apresentamos as definições dos tipos de recitativos e ária e por fim, apresentamos as análises, em que os elementos textuais e os musicais são interpretados de forma correlacionada. Palavras chave: Tragédie en musique. Ópera francesa. Barroco. Marin Marais. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: In the present work we present a text-music analysis of the main recitatives and arias of four characters from the tragédie en musique, Ariane et Bacchus, by Marin Marais, composed in 1696. In order to get to the analyzes, we first address three themes that form the basis of French musical tragedy - classical tragedy, versification and declamation. After reflecting on the genesis of the opera in Italy, the birthplace of this musical genre, we focused on its creation in France, the country of origin of Marin Marais. Subsequently, we present the definitions of the types of recitatives and aria and, finally, we present the analyzes, in which the textual and musical elements are interpreted in a correlated way. Keywords: Tragédie en musique. French opera. Baroque. Marin Marais. | - |
Formato: dc.format | 187 p. : il., música. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ópera - França | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
Palavras-chave: dc.subject | Marais, Marin, 1656-1728 | - |
Título: dc.title | Ariane et Bacchus (1696) de Marin Marais : uma análise texto-musical sobre os principais recitativos e árias | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: