O Mito de Ariadne contado e cantado no tempo de Luís XIV : análise comparativa de textos de Perrin, Thomas Corneille, De Visé, Jean Pic e Saint-Jean

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Autor(es): dc.contributorScarinci, Silvana Ruffier, 1961--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorMelchioretto, Ariadne Staut, 1987--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:18:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:18:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56895-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56895-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Silvana Ruffer Scarinci-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 20/02/2017-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 118-120-
Descrição: dc.descriptionResumo: É crescente o número de estudos musicológicos que buscam compreender a relação entre texto e música na tragédie lyrique partindo de uma concepção autônoma do texto, através de metodologias de análise literária e poética. Foi com este olhar que nos propusemos a analisar os textos de obras que compartilham da mesma temática utilizada em Ariane et Bacchus, tragédie mise en musique (1696) de Marin Marais e seu libretista Saint-Jean. Desde os primeiros esforços pela criação da ópera francesa até a estreia de Ariane et Bacchus, os mais ilustres poetas e músicos da corte de Luís XIV trasformaram o mito da princesa de Creta em histórias muito diferentes - das mais cômicas e pastorais às mais trágicas, utilizando apenas poesia ou combinando-a com a música, o ballet e as máquinas de maneiras mais ou menos complexas. Tais obras são: Ariane ou Le marriage d'Ariane et Bacchus, comédie mise en musique, de Perrin e Cambert (1659), Ariane, tragédie de Thomas Corneille (1672), Les amours de Bachus et d'Ariane, comédie-héroique de Donneau de Vizé e Louis Mollier (1672) e Les Saisons, opéra-ballet de Jean Pic e Pascal Colasse (1695), além da já mencionada tragédie lyrique de Marais e Saint Jean (1696). Analisamos os aspectos formais de cada libreto ou peça e seus elementos mais característicos, a fim de entender de que forma as exigências de cada gênero influenciaram seus enredos e personagens. Palavras-chave: mito de Ariadne; teatro e ópera barroca francesa; estudos de libreto; Marin Marais e ópera.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: It's growing the number of musicological studies seeking to understand the relationship between text and music in tragédie lyrique starting from an autonomous conception of the text, through methodologies of literary and poetic analysis. It was with this look that we set out to analyze the texts of works that share the same theme used in Ariane et Bacchus, tragedie mise en musique (1696) by Marin Marais and his librettist Saint-Jean. Since the earliest efforts for the creation of the french opera to the debut of Ariane et Bacchus, the most illustrious poets and musicians from the court of Louis XIV transformed the cretan princess myth into very different stories - from the most comic and pastoral to the most tragic, using only poetry or combining it with music, ballet and machines in more or less complex ways. These are the works: Ariane ou Le marriage d'Ariane et Bacchus, comédie mise en musique, of Perrin and Cambert (1659), Ariane, tragédie of Thomas Corneille (1672), Les amours de Bachus et d'Ariane, comédie-héroique of Donneau de Vizé and Louis Mollier (1672) and Les Saisons, opéra-ballet of Jean Pic and Pascal Colasse (1695), in addition to the already mentioned Ariane et Bacchus de Marais e Saint-Jean (1696). We analyzed the formal aspects of each libretto or play and its most characteristic elements, in order to understand who the demands of each genre have influenced its plots and characters. Keywords: Ariadne's myth; theatre and french baroque opera; libretto studies; Marin Marais and opera.-
Formato: dc.format224 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectTeatro francês-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Título: dc.titleO Mito de Ariadne contado e cantado no tempo de Luís XIV : análise comparativa de textos de Perrin, Thomas Corneille, De Visé, Jean Pic e Saint-Jean-
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