Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Campos, Wagner de | - |
Autor(es): dc.contributor | Vagetti, Gislaine Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Física | - |
Autor(es): dc.creator | Pacífico, Ana Beatriz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:44:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:44:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56886 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56886 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Wagner de Campos | - |
Descrição: dc.description | Coorientadora: Prof. Dr. Gislaine Cristina Vagetti | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa : Curitiba, 16/03/2018 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p.52-57 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A adolescência é uma época extremamente favorável para implementar intervenções que estimulem estilos de vida saudável. O envolvimento em programas esportivos pode ajudar meninos e meninas a atingir níveis desejados de atividade física e condicionamento físico, o que pode contribuir para sua saúde geral e uma percepção satisfatória de qualidade de vida. Objetivo: comparar o nível de atividade física, aptidão física e a percepção de qualidade de vida dos adolescentes, de ambos os sexos, que praticam esporte no contraturno escolar, praticam outra modalidade de exercício físico e não praticam exercício físico formal, na cidade de Curitiba-PR. Metodologia: A pesquisa foi transversal com cunho descritivo com delineamento ex post facto. A população do estudo foi composta por adolescentes do Ensino Médio das escolas que ofertam atividades complementares no contraturno com foco esportivo. A amostra teve caráter intencional e foi composta por adolescentes 374 adolescentes, sendo 198 meninos e 176 meninas, com médias de idade de 16,35 ± 0,65 e 16,19 ± 0,67 anos. O questionário QAFA foi utilizado para avaliar o nível de atividade física e o Fitnessgram para a aptidão física. O KIDSCREEN-52 foi utilizado para avaliar a percepção da qualidade de vida. A Anova de um fator foi realizada para as comparações (p> 0,05). Resultados: Adolescentes do sexo masculino e feminino que não praticam esporte ou outro exercício físico apresentaram menores níveis de atividade física e aptidão física quando comparados aos praticantes de contraturno esportivo após a escola e outros tipos de exercícios físicos regulares (p < 0,01). Meninos e meninas praticantes de esportes no contraturno também apresentaram maiores escores para percepção de qualidade de vida (p ? 0,01). Conclusão: os praticantes de esporte no contraturno possuem maiores níveis de atividade física e melhor percepção de qualidade de vida. Quanto à aptidão física, alguns componentes foram melhores para os praticantes de esporte e outros para praticantes de outra modalidade de exercício físico. Palavras-Chave: Esporte; Atividade Física; Aptidão Física; Percepção de Qualidade de vida; Adolescente | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The adolescence is a favorable time to implement interventions that encourage healthy lifestyles. Engagement in sports programs may help boys and girls to achieve desired levels of physical activity and physical fitness, what may contribute to their overall health and a satisfactory perception of quality of life. Objective: To compare the level of physical activity, physical fitness and perception of quality of life of adolescents of both sexes, who practice after school sports programs, practice another type of physical exercise and do not practice formal physical activity in the city of Curitiba -PR. Methodology: The research was transversal, with a descriptive character and ex post facto design. The study population was composed of high school adolescents from schools that offered after school sports programs. The sample consisted of 374 adolescents, 198 boys and 176 girls, with a mean age of 16.35 ± 0.65 and 16.19 ± 0.67 years old. The QAFA questionnaire was used to evaluate the level of physical activity and the Fitnessgram for physical fitness. The KIDSCREEN-52 was used to evaluate perception of quality of life. Anova's One-way were conducted for the comparisons (p>0,05). Results: Non-exercising boys' and girls' adolescents presented lower levels of physical activity and physical fitness compared to those engaged in after school sports programs and other type of regular physical exercise (p<0,01). Boys and girls engaged in after school sports program also presented higher scores for quality of life perception (p ? 0.01). Conclusion: adolescents engaged in after school sports programs presented higher levels of physical activity and better perception of quality of life. As for the physical fitness, the components were better for the practitioners of sport and for practitioners of another modality of physical exercise. Keywords: Sport; Physical Activity; Physical fitness; Perception of Quality of life; Adolescents. | - |
Formato: dc.format | 77 p. : il., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exercícios físicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Exercicios e jogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aptidão física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade de vida | - |
Título: dc.title | Comparação do nível de atividade física, aptidão física e percepção da qualidade de vida entre adolescentes praticantes e não praticantes de esporte no contraturno escolar | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: