Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, José Carlos, 1964- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo | - |
Autor(es): dc.creator | Queiroz, Gustavo Schmid | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:05:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:05:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56884 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56884 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: José Carlos Fernandes. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Comunicação Social, habilitação Jornalismo. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A constituição do espaço urbano no Brasil é, historicamente, segregadora. A experiência de Curitiba-Pr mostra que a instalação de planos norteadores do crescimento urbano não combateu o aumento de áreas de ocupação irregular na periferia. Uma comunidade que se desenvolveu ao sul do município - as vilas que formam a "Ocupação 29 de Outubro" – é um exemplo dessa situação. A proximidade com o Rio Iguaçu e com o antigo aterro sanitário de Curitiba, somada à baixa renda dos moradores e à falta de serviços básicos, geram informalidade habitacional, risco ambiental e situações precárias de infraestrutura. No centro deste processo, a juventude que ali vive, por vezes marginalizada, tem dificuldade de viver circuitos juvenis próprios, ainda que encontre respostas criativas às necessidades diárias. No território se desenvolvem os problemas urbanos que, a rigor, afetam, primeiro, a juventude, quais sejam, a insegurança, a difícil mobilidade, a falta de opções de lazer, o desemprego, o tráfico. Com o objetivo de criar um perfil deste local, a partir dos desafios e conquistas que a realidade apresenta, este projeto pretende planejar e executar uma oficina de educomunicação com adolescentes, que culmina na produção de uma reportagem para a web, com conteúdos produzidos pelos participantes, em uma experiência de imersão que estabelece um diálogo entre Comunicação, Educação e Antropologia. A prática está vinculada à proposta de jornalismo cívico, ou cidadão: a agenda local é a centralidade da notícia e a própria comunidade participa do processo de produção midiática, numa perspectiva "desde dentro" | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educomunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Webjornalismo | - |
Título: dc.title | "Caximba, presente!" | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: