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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Jose Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo | - |
Autor(es): dc.creator | Queiroz, Gustavo Schmid | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:20:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:20:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56884 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56884 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: José Carlos Fernandes. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Comunicação Social, habilitação Jornalismo. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | A constituição do espaço urbano no Brasil é, historicamente, segregadora. A experiência de Curitiba-Pr mostra que a instalação de planos norteadores do crescimento urbano não combateu o aumento de áreas de ocupação irregular na periferia. Uma comunidade que se desenvolveu ao sul do município - as vilas que formam a "Ocupação 29 de Outubro" – é um exemplo dessa situação. A proximidade com o Rio Iguaçu e com o antigo aterro sanitário de Curitiba, somada à baixa renda dos moradores e à falta de serviços básicos, geram informalidade habitacional, risco ambiental e situações precárias de infraestrutura. No centro deste processo, a juventude que ali vive, por vezes marginalizada, tem dificuldade de viver circuitos juvenis próprios, ainda que encontre respostas criativas às necessidades diárias. No território se desenvolvem os problemas urbanos que, a rigor, afetam, primeiro, a juventude, quais sejam, a insegurança, a difícil mobilidade, a falta de opções de lazer, o desemprego, o tráfico. Com o objetivo de criar um perfil deste local, a partir dos desafios e conquistas que a realidade apresenta, este projeto pretende planejar e executar uma oficina de educomunicação com adolescentes, que culmina na produção de uma reportagem para a web, com conteúdos produzidos pelos participantes, em uma experiência de imersão que estabelece um diálogo entre Comunicação, Educação e Antropologia. A prática está vinculada à proposta de jornalismo cívico, ou cidadão: a agenda local é a centralidade da notícia e a própria comunidade participa do processo de produção midiática, numa perspectiva "desde dentro". | - |
Formato: dc.format | 143 f : il. color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital. | - |
Relação: dc.relation | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educomunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Webjornalismo | - |
Título: dc.title | "Caximba, presente!" | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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