Feminilidade e representação : análise de recepção de Sansa Stark

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Autor(es): dc.contributorJohn, Valquíria Michela-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Regiane Regina-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo-
Autor(es): dc.creatorRosa, Mariana da Silva Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:02:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:02:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-30-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-30-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56880-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56880-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Valquíria Michela John. Co-orientadora: Regiane Regina Ribeiro.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Comunicação Social, habilitação Jornalismo.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionsérie dramática mais premiada e a produção televisiva mais pirateada da atualidade. Milhares de fãs se reúnem em grupos online para discutir e opinar o desenrolar da narrativa e de seus personagens, que surpreendem a cada episódio. Sansa Stark é uma das personagens presentes no seriado desde sua estreia, em 2011. Diferente de sua irmã Arya, Sansa não tinha interesse em desenvolver suas habilidades de luta; prezava as atividades vinculadas a jovens mulheres da nobreza, como postura, erudição e corte e costura; e tinha como único e principal objetivo o casamento, ascendendo assim o nome de sua família. E nesses aspectos, ela se esforça para tanto. Tais características são comumente associadas à performance do que pode ser entendido como feminilidade. Diferente de outras personagens femininas do seriado, inclusive sua irmã, Sansa gerou certo desconforto nas comunidades das redes socais digitais dedicadas a Game of Thrones desde o início de sua transmissão. Com ferramentas da análise de conteúdo, foi possível captar uma tendência a comentários misóginos, vinculados à personalidade modular de Sansa, e não sua índole ou suas escolhas no decorrer das temporadas. A suposta recepção negativa dos fãs veio de encontro, inclusive, com a opinião da crítica especializada, que julgou a personagem como uma das mais promissoras do seriado. Com base nos estudos de recepção tradicionais e na recepção transmidiática — que corresponde melhor ao modo de absorção da série que a temporalidade de sua transmissão permitiu, principalmente através ferramentas proporcionadas pelas redes sociais online —, este projeto buscou compreender se efetivamente houve repostas negativas dos fãs para com a personagem, e, com esta hipótese confirmada, entender qual a ligação desta interpretação com os traços comumente associados à feminilidade observados em Sansa. Para isso, foi aplicado um questionário nas duas maiores comunidades de fãs de Game of Thrones no Brasil no Facebook. Os resultados apontaram que Sansa está entre os personagens menos favoritos do seriado, dividindo colocações, inclusive, com aqueles com atitudes morais e éticas socialmente questionáveis. E os motivos selecionados para o ódio à personagem revelaram que, mesmo após anos de luta feminista pelo fim da subordinação de um gênero sob o outro e da proposta dos estudos de gênero pela descontração do binarismo tradicional, o que é entendido como feminino ainda é visto como algo a não ser seguido.-
Formato: dc.format107 f : il. color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital.-
Relação: dc.relationExigências do sistema: Adobe Acrobat Reader.-
Palavras-chave: dc.subjectRecepção transmidiática-
Palavras-chave: dc.subjectSeriados - Narrativa ficcional-
Palavras-chave: dc.subjectGame of Thrones-
Título: dc.titleFeminilidade e representação : análise de recepção de Sansa Stark-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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