
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pitta, Maurício Fernando, 1992- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
| Autor(es): dc.creator | Branco, Viviane Prux | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:10:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:10:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56870 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56870 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof.º Ms. Maurício Fernando Pitta | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 31-32 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho está voltado para aspectos filosóficos e sociais que englobam os preceitos e fundamentos da Crise da Razão e da Tecnologia sob a proposta de Theodor Wiesengründ Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973) pela escola de Teoria Crítica. Seu objetivo geral é perquirir porque na atual sociedade o desenvolvimento social e tecnológico se imbrica a alienação. E sob a ótica de Adorno e Horkheimer, relacionar a Teoria Crítica e sua aplicabilidade no ensino de Filosofia do Ensino Médio. Assim, tornou-se necessária a busca de conceitos na Teoria Crítica de Adorno e Horkheimer, capaz não só de denunciar a Crise de Razão existente, mas de explicar a possibilidade de um esclarecimento mais racional destas questões dentro da sala de aula. A metodologia caracteriza-se em análise bibliográfica, em estudos e reflexões sobre a crise da Razão, que dará atenção aos seguintes subtemas: tecnologia, indústria cultural, razão instrumental, esclarecimento e emancipação. Neste texto, são revistos Adorno e Horkheimer na Dialética do Esclarecimento (1985) e Educação e Emancipação, Adorno (2000). O trabalho apresenta conclusões parciais, pois apesar de denunciar uma Crise da Razão, os estudos geram novas provocações. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (32 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Razao - Filosofia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Capitalismo - Filosofia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia - Filosofia | - |
| Título: dc.title | Tecnologia e crise da razão : uma abordagem sob a teoria crítica de Adorno e Horkheimer e sua aplicabilidade nas aulas de filosofia do ensino médio | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: