Tecnologia e crise da razão : uma abordagem sob a teoria crítica de Adorno e Horkheimer e sua aplicabilidade nas aulas de filosofia do ensino médio

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Autor(es): dc.contributorPitta, Maurício Fernando, 1992--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorBranco, Viviane Prux-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:10:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:10:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56870-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56870-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof.º Ms. Maurício Fernando Pitta-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 31-32-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho está voltado para aspectos filosóficos e sociais que englobam os preceitos e fundamentos da Crise da Razão e da Tecnologia sob a proposta de Theodor Wiesengründ Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973) pela escola de Teoria Crítica. Seu objetivo geral é perquirir porque na atual sociedade o desenvolvimento social e tecnológico se imbrica a alienação. E sob a ótica de Adorno e Horkheimer, relacionar a Teoria Crítica e sua aplicabilidade no ensino de Filosofia do Ensino Médio. Assim, tornou-se necessária a busca de conceitos na Teoria Crítica de Adorno e Horkheimer, capaz não só de denunciar a Crise de Razão existente, mas de explicar a possibilidade de um esclarecimento mais racional destas questões dentro da sala de aula. A metodologia caracteriza-se em análise bibliográfica, em estudos e reflexões sobre a crise da Razão, que dará atenção aos seguintes subtemas: tecnologia, indústria cultural, razão instrumental, esclarecimento e emancipação. Neste texto, são revistos Adorno e Horkheimer na Dialética do Esclarecimento (1985) e Educação e Emancipação, Adorno (2000). O trabalho apresenta conclusões parciais, pois apesar de denunciar uma Crise da Razão, os estudos geram novas provocações.-
Formato: dc.format1 arquivo (32 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectRazao - Filosofia-
Palavras-chave: dc.subjectCapitalismo - Filosofia-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia - Filosofia-
Título: dc.titleTecnologia e crise da razão : uma abordagem sob a teoria crítica de Adorno e Horkheimer e sua aplicabilidade nas aulas de filosofia do ensino médio-
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