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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Santos, Ivanildo Luiz Monteiro Rodrigues dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Paula, Vanessa de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:06:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:06:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56869 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56869 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Orientador: Mestre Ivanildo Luiz Monteiro Rodrigues dos Santos | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho busca explicitar a importância do uso de texto "puro" em sala de aula, ou seja, textos de cunho científico e/ou filosófico na grade curricular do Ensino Médio, a partir da concepção dialética dos mesmos, em que o professor trabalha com textos tese e antítese para chegar, juntamente com seus alunos, à uma síntese e desta forma integrar os conteúdos a serem exibidos à uma auto produção reflexiva. Para termos algumas exemplificações de como isso seria possível, tomamos os estudos de Martins (2007) que explicita a dificuldade de se trabalhar com textos de História e Filosofia da Ciência e os estudos de Ramos e Zanolla (2009) que nos sugerem o aluno como um leitor-autor. Podese observar que a utilização de texto científico em sala de aula não só proporciona ao aluno o contato com a produção científica como também aumenta a sua capacidade de compreensão de qualquer tipo de texto, visto que este se torna capaz de ler e interpretar de maneira mais familiarizada | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (19 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino | - |
Título: dc.title | A contraposição dialética de textos filosóficos em sala de aula | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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