A contraposição dialética de textos filosóficos em sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Ivanildo Luiz Monteiro Rodrigues dos-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorPaula, Vanessa de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:06:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:06:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56869-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56869-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Orientador: Mestre Ivanildo Luiz Monteiro Rodrigues dos Santos-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho busca explicitar a importância do uso de texto "puro" em sala de aula, ou seja, textos de cunho científico e/ou filosófico na grade curricular do Ensino Médio, a partir da concepção dialética dos mesmos, em que o professor trabalha com textos tese e antítese para chegar, juntamente com seus alunos, à uma síntese e desta forma integrar os conteúdos a serem exibidos à uma auto produção reflexiva. Para termos algumas exemplificações de como isso seria possível, tomamos os estudos de Martins (2007) que explicita a dificuldade de se trabalhar com textos de História e Filosofia da Ciência e os estudos de Ramos e Zanolla (2009) que nos sugerem o aluno como um leitor-autor. Podese observar que a utilização de texto científico em sala de aula não só proporciona ao aluno o contato com a produção científica como também aumenta a sua capacidade de compreensão de qualquer tipo de texto, visto que este se torna capaz de ler e interpretar de maneira mais familiarizada-
Formato: dc.format1 arquivo (19 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino-
Título: dc.titleA contraposição dialética de textos filosóficos em sala de aula-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.