Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Miranda, Luiz Felipe Sigwalt de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Rodrigo Sasso da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:43:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:43:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56859 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56859 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Luiz Felipe Sigwalt de Miranda | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho refere-se à importância do texto Alegoria da Caverna de Platão para os primeiros anos do ensino médio, bem como o impacto causado na visão do dia a dia dos alunos quando estes descobrem, através deste texto, a possibilidade de não estarem vivendo uma vida real, permitindo assim uma introdução em um pensamento mais filosófico, crítico e questionador de si mesmos. Demostra também como os alunos do 1º ano F, E.M, do Colégio Estadual São Cristóvão na Cidade de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba Paraná, no ano de 2017, melhoraram seu desenvolvimento filosófico inicial, quando lhes foi apresentado a Alegoria da Caverna de Platão de forma didática, estabelecendo uma conexão com a realidade de suas vidas, seu contexto cultural e histórico, e criando uma dúvida que se tornou parte de suas vidas daquele momento em diante, impactando em sua formação e em sua estrutura educacional como um todo, trazendo a possibilidade de caminho a uma liberdade mais real e uma fuga ao obscurantismo educacional tradicional | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (42 p.) : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alegoria da caverna | - |
Título: dc.title | A alegoria da caverna de Platão : o impacto da alegoria da caverna de Platão no ensino de filosofia para o 1º ano F da Escola Estadual São Cristóvão em São José dos Pinhais PR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: