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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Celso de Moraes, 1962- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Roberto Jardim da, 1978- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:53:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:53:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56857 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56857 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Celso Moraes Pinheiro | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O ensino médio tem se tornado, a cada dia, mais desafiador. Isso porque, o perfil dos alunos existentes atualmente na escola é diferente dos alunos de alguns anos atrás – uma vez que, estes são bombardeados por informações rápidas e fáceis, advindas das mais variadas fontes, o que leva a um certo desinteresse e descrédito a escola – assim como também mudaram as exigências feitas ao professor, enquanto educador. No caso da Filosofia, bem como da Sociologia, para além dos desafios usuais, há ainda um agravante, que é o fato de que se tratam, oficialmente, de disciplinas novas no currículo, implantadas desde 2009, não tendo assim, uma tradição disciplinar no ensino médio. Dessa forma, o papel dos professores e professoras acaba por não se restringir apenas ao ensino da disciplina, uma vez que, os profissionais necessitam enfatizar a todo momento a importância da mesma, o que outras disciplinas consolidadas na escola não necesistam fazer. Assim, ensinar Filosofia neste contexto torna-se um desafio maior, com suas específicidades, e que demanda um pouco mais de atenção também no que diz respeito aos conteúdos, especificamente. Isso porque, em 2003, foi sancionada a lei 10639/03, que prescreve que, todas as disciplinas do ensino médio, sobretudo as disciplinas de ciências humanas, tenham em seus conteúdos a história e cultura africana e afrobrasileria de forma positivada. O objetivo deste trabalho é estabelecer uma discussão sobre o ensino de Filosofia no ensino médio, levando em consideração, especificamente, os desafios de ensinar Filosofia atendendo aos preceitos estabelecidos pela lei 10639/03. A questão que nortea este trabalho é que desafios se apresentam para os professores de Filosofia ao contemplar a lei 10639/03 bem como os preceitos dos Direitos Humanos. Este trabalhos busca, a partir da identificação de tais desafios, propor alternativas para que o ensino de Filosofia seja bem sucedido superando os mesmos | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (30 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino | - |
Título: dc.title | Os desafios do ensino de filosofia na aplicação a lei 10639/03 atendendo aos princípios dos direitos humanos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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