Filosofia : uma proposta de apresentação para alunos do ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaschoal, Antonio Edmilson, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorAleikseivz, Renato Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:36:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:36:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56856-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56856-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profº Drº Edmilson Paschoal-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Médio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 51-53-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho versa sobre uma possível apresentação da filosofia para estudantes do ensino médio. Partindo das indagações iniciais dos estudantes que travam contato com o campo filosófico pela primeira vez, buscamos pensar em uma compreensão da filosofia que seja significativa para esse sujeito. Desse modo, analisamos a dinâmica da sociedade contemporânea, a partir das análises de Michel Foucault. Essa dinâmica revelará uma sociedade assentada nos signos do neoliberalismo e da disciplina, impedindo o pensamento crítico. Em um segundo momento, pensamos as questões iniciais que estudantes e professores enfrentam em sala de aula. Por fim, e com a intenção de responder a esses questionamentos, oferecemos uma compreensão da filosofia a partir de Michel Foucault e Pierre Hadot. Os dois pensadores tematizam a filosofia como modo de vida, isto é, não simplesmente como teorias que evoluem ao longo do tempo, mas como forma de pensar e construir a própria existência.-
Formato: dc.format1 arquivo (53 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Filosofia-
Palavras-chave: dc.subjectVida - Filosofia-
Título: dc.titleFilosofia : uma proposta de apresentação para alunos do ensino médio-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.