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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Paschoal, Antonio Edmilson, 1963- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Aleikseivz, Renato Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:36:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:36:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56856 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56856 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profº Drº Edmilson Paschoal | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Médio | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 51-53 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho versa sobre uma possível apresentação da filosofia para estudantes do ensino médio. Partindo das indagações iniciais dos estudantes que travam contato com o campo filosófico pela primeira vez, buscamos pensar em uma compreensão da filosofia que seja significativa para esse sujeito. Desse modo, analisamos a dinâmica da sociedade contemporânea, a partir das análises de Michel Foucault. Essa dinâmica revelará uma sociedade assentada nos signos do neoliberalismo e da disciplina, impedindo o pensamento crítico. Em um segundo momento, pensamos as questões iniciais que estudantes e professores enfrentam em sala de aula. Por fim, e com a intenção de responder a esses questionamentos, oferecemos uma compreensão da filosofia a partir de Michel Foucault e Pierre Hadot. Os dois pensadores tematizam a filosofia como modo de vida, isto é, não simplesmente como teorias que evoluem ao longo do tempo, mas como forma de pensar e construir a própria existência. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (53 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vida - Filosofia | - |
Título: dc.title | Filosofia : uma proposta de apresentação para alunos do ensino médio | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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