A filosofia política no ensino médio : meios de se trabalhar o contratualismo em sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Wilson de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorCavali, Paula Monick de Campos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:56:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:56:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-26-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56855-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56855-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profº Drº Wilson de Oliveira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 34-
Descrição: dc.descriptionResumo: O estudo a seguir busca apresentar as dificuldades pelos quais os docentes da disciplina de filosofia do ensino médio se deparam nas salas de aula. A ausência de materiais didáticos, tão essenciais ao ensino da disciplina é muito recorrente e acaba por dificultar o aprendizado da mesma. Com base nestas informações, criou-se um meio didático que busca unir a teoria filosófica política, ou mais especificamente, as teorias contratualistas de Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau com uma atividade muito comum aos jovens, os jogos. Um jogo de tabuleiro que busca facilitar a compreensão por parte dos alunos das teorias já citadas e que pode ainda ser utilizado como um método avaliativo pelo professor da disciplina de filosofia. Por fim, através deste projeto pretende-se que os alunos desenvolvam um novo jeito de olhar a filosofia e que possam considerar aprender não só através dos textos filosóficos, mas também de uma forma lúdica e prazerosa.-
Formato: dc.format1 arquivo (39 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia politica-
Palavras-chave: dc.subjectContrato social-
Título: dc.titleA filosofia política no ensino médio : meios de se trabalhar o contratualismo em sala de aula-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.