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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Wilson de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Cavali, Paula Monick de Campos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:56:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:56:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56855 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56855 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profº Drº Wilson de Oliveira | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 34 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O estudo a seguir busca apresentar as dificuldades pelos quais os docentes da disciplina de filosofia do ensino médio se deparam nas salas de aula. A ausência de materiais didáticos, tão essenciais ao ensino da disciplina é muito recorrente e acaba por dificultar o aprendizado da mesma. Com base nestas informações, criou-se um meio didático que busca unir a teoria filosófica política, ou mais especificamente, as teorias contratualistas de Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau com uma atividade muito comum aos jovens, os jogos. Um jogo de tabuleiro que busca facilitar a compreensão por parte dos alunos das teorias já citadas e que pode ainda ser utilizado como um método avaliativo pelo professor da disciplina de filosofia. Por fim, através deste projeto pretende-se que os alunos desenvolvam um novo jeito de olhar a filosofia e que possam considerar aprender não só através dos textos filosóficos, mas também de uma forma lúdica e prazerosa. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (39 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia politica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contrato social | - |
Título: dc.title | A filosofia política no ensino médio : meios de se trabalhar o contratualismo em sala de aula | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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