A relação entre o conflito e a liberdade a partir da teoria dos humores, no pensamento de Maquiavel

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLimongi, Maria Isabel de Magalhães Papaterra, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorLongarês, Neorizan-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:29:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:29:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56853-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56853-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Maria Isabel Limongi-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 22-23-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo deste trabalho consiste em proporcionar conhecimento a alunos do segundo grau sobre a relação entre o conflito e a liberdade a partir da teoria dos humores, no pensamento de Maquiavel. Observando o conflito existente entre os, então considerados avantajados socialmente e o povo, delineado pelo pensamento político de Maquiavel. A hipótese principal consiste na concepção de que a liberdade poderá ser obtida a partir do conflito, em busca de uma situação de estabilidade. Para início do trabalho, observaram-se os conhecimentos prévios dos alunos sobre Maquiavel, "O cidadão sem fortuna", da liberdade política, que se torna efetiva quando os humores contrastantes se consolidam mediante ampla e coletiva participação social. Foram elaborados estratégias e recursos em sala de aula visando apreensão das ideias de forma factual e significativa aos educandos, além de conhecimentos sobre Maquiavel e outros teóricos em contraposição, que auxiliam na percepção sobre o pensamento maquiaveliano e sua proposta de liberdade.-
Formato: dc.format1 arquivo (23 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectLiberdade - Filosofia-
Título: dc.titleA relação entre o conflito e a liberdade a partir da teoria dos humores, no pensamento de Maquiavel-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.