O ensino de filosofia como criação de conceitos nas diretrizes curriculares de filosofia do estado do Paraná

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Autor(es): dc.contributorPinheiro, Celso de Moraes, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Michel Aparecido Nocchi de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:50:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:50:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56850-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56850-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Celso de Moraes Pinheiro-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente monografia tem por objetivo analisar por meio de pesquisa bibliográfica os encaminhamentos metodológicos para o ensino de Filosofia como criação de conceitos presentes nas Diretrizes Curriculares de Filosofia do Estado do Paraná. Para tanto, primeiramente, foi exposto a problemática que envolve o processo de ensino e aprendizagem de Filosofia e a construção das Diretrizes Curriculares de Filosofia do Estado do Paraná como documento orientador da prática pedagógica dos professores de Filosofia da rede pública estadual. Num segundo momento, foi abordado a criação de conceitos como especificidade da atividade filosófica em Deleuze e Guattari. Por fim, foi apresentado a análise dos encaminhamentos metodológicos para o ensino de Filosofia como criação de conceitos nas Diretrizes Curriculares de Filosofia do Estado do Paraná. A opção por encaminhamentos metodológicos como criação de conceitos tem como base a especificidade do conhecimento filosófico, a qual permite ao estudante do Ensino Médio refazer o percurso filosófico por meio da problematização, investigação e criação de conceitos-
Formato: dc.format1 arquivo (37 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)-
Título: dc.titleO ensino de filosofia como criação de conceitos nas diretrizes curriculares de filosofia do estado do Paraná-
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