
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Celso de Moraes, 1962- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Michel Aparecido Nocchi de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:50:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:50:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56850 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56850 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Celso de Moraes Pinheiro | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A presente monografia tem por objetivo analisar por meio de pesquisa bibliográfica os encaminhamentos metodológicos para o ensino de Filosofia como criação de conceitos presentes nas Diretrizes Curriculares de Filosofia do Estado do Paraná. Para tanto, primeiramente, foi exposto a problemática que envolve o processo de ensino e aprendizagem de Filosofia e a construção das Diretrizes Curriculares de Filosofia do Estado do Paraná como documento orientador da prática pedagógica dos professores de Filosofia da rede pública estadual. Num segundo momento, foi abordado a criação de conceitos como especificidade da atividade filosófica em Deleuze e Guattari. Por fim, foi apresentado a análise dos encaminhamentos metodológicos para o ensino de Filosofia como criação de conceitos nas Diretrizes Curriculares de Filosofia do Estado do Paraná. A opção por encaminhamentos metodológicos como criação de conceitos tem como base a especificidade do conhecimento filosófico, a qual permite ao estudante do Ensino Médio refazer o percurso filosófico por meio da problematização, investigação e criação de conceitos | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (37 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) | - |
| Título: dc.title | O ensino de filosofia como criação de conceitos nas diretrizes curriculares de filosofia do estado do Paraná | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: