Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Franklin, Karen, 1968- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Ventura, Maria Domingos Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:40:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:40:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56844 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56844 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ª Dra. Karen Franklin da Silva | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo pretende analisar as construções discursivas empregadas na prática do Bullying e como as mesmas refletem conceitos de estética que trazem em seu bojo preconceitos que em muito se distanciam do ideal de beleza buscado pelos filósofos ao longo 2600 anos de história da filosofia. A pesquisa será predominantemente exploratória quanto ao seu objetivo, utilizando o método bibliográfico buscando nos textos de Platão e Hume o conceito de beleza e como se dá a passagem de um ideal para uma prática que se pauta em um ideal de beleza que em muito se distancia do conceito original e que acaba por gerar sérios problemas, em especial, no ambiente escolar. A análise tem como corpus o livro X da República de Platão, Do padrão do gosto e artigos sobre o Bullying no ambiente escolar. A partir da Análise Dialógica do Discurso (ADD), de Bakhtin e o Círculo, buscou-se compreender como são representadas no ambiente escolar as relações entre praticantes e vítimas do Bullying. Como resultado observou-se que certo ideal de beleza e valores divulgados pelos meios de comunicação acaba por levar à prática do Bullying preferencialmente envolvendo pessoas que não se encaixam em determinados padrões. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (38 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assédio nas escolas | - |
Título: dc.title | A estética da exclusão : o bullying na escola | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: