Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Miranda, Luiz Felipe Sigwalt de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Maria Aparecida da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:45:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:45:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56843 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56843 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profº Drº Luiz Felipe Sigwalt de Miranda | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 28-31 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente estudo identifica os apontamentos e perspectivas dos alunos do Colégio Estadual José Bonifácio – Paranaguá sobre a disciplina de Filosofia no Ensino Médio. Para tanto, limitou-se está investigação ao ensino Médio (1º ao 3º ano) do Colégio Estadual José Bonifácio na cidade de Paranaguá. A indagação que norteia esta monografia é: Qual a percepção dos alunos do Ensino Médio sobre a disciplina de Filosofia? E as perguntas norteadoras são: a prática docente da disciplina de Filosofia está adaptada às indagações e questionamentos dos educandos do Ensino Médio? É possível relacionar o entorno cotidiano dos alunos com o conteúdo aplicado na disciplina de Filosofia no Ensino Médio? A pesquisa é exploratória e de abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foram utilizados questionários direcionados aos alunos da disciplina de Filosofia do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio e a um professor de Filosofia do mesmo colégio que voluntariamente respondeu um questionário diferenciado. Também foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o contexto histórico e legal da Filosofia como disciplina no Brasil. Na pesquisa de campo foram utilizados questionários (com 11 perguntas) aplicados às turmas de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, dos quais doze (12) responderam. Outro questionário com 4 perguntas foi aplicado a um professor de Filosofia que leciona nas turmas do nas turmas de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. O estudo elaborado permitiu identificar as indagações dos alunos, que em sua maioria, entendem a importância da disciplina de Filosofia, contudo devido ao modo como são ministradas as aulas não consegue contextualizar a Filosofia com os temas cotidianos. Em suma é preciso rever a didática utilizada nas aulas de Filosofia e despertar o interesse do educando a fim de fomentar um conhecimento crítico e ativo. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (34 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didatica - Filosofia | - |
Título: dc.title | Filosofia como disciplina no currículo do ensino médio : apontamentos e perspectivas dos alunos do Colégio Estadual José Bonifácio - Paranaguá - PR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: