O ensino de filosofia na educação profissional

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Autor(es): dc.contributorMocellin, Ronei Clécio, 1973--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorSpiess, Marcos Alfonso, 1989--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:46:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:46:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56841-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56841-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ronei C. Mocellin-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho tem como objetivo investigar os desafios e as possibilidades do ensino de filosofia no âmbito da educação profissional. O problema que subjaz a investigação são as dualidades que perpassam a história e as estruturas da educação, tais como: educação e trabalho, intelectual e manual, filosofia e instrução. Com base em uma pesquisa bibliográfica, busca-se, em um primeiro momento, apresentar oposições entre o ensino de filosofia e a educação profissional. Essa relação de oposição é demonstrada tanto pela concepção platônica, que distinguia tekne e logos, quanto pelas políticas educacionais implementadas no Brasil, principalmente a partir do século XX, que separavam a educação da elite político e econômica e a formação instrumental para classes trabalhadoras. Em um segundo momento, busca-se identificar relações de aproximação entre a filosofia e a educação profissional. Para tanto, adota-se como fundamento dessa relação a Filosofia da Práxis presente, principalmente, no pensamento de K. Marx (1818-1883) e A. Gramsci (1891-1937). Ainda, apresenta-se a proposta do ensino médio integral e integrado como possibilidade de integração entre o ensino de filosofia e a educação profissional. Ao final, como proposta de ensino, é apresentada uma sequência didática sobre relações entre a mente e o computador. Em uma perspectiva interdisciplinar, a sequência didática demonstra a possibilidade e a necessidade do ensino de filosofia na educação profissional. Conclui-se que, apesar das concepções antagônicas entre filosofia e formação pelo e para o trabalho, é possível e necessário, com base em uma proposta de formação integral, introduzir o ensino de filosofia no ensino médio profissionalizante-
Formato: dc.format1 arquivo (45 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)-
Título: dc.titleO ensino de filosofia na educação profissional-
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