Existe conhecimento a priori ou todo o conhecimento se dá a posteriori?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMachado, Alexandre Noronha, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorMaiquel José Seleprin-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:09:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:09:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-02-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56840-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56840-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Alexandre Noronha Machado-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância , Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho se propõe a ser um plano de ensino para trabalhar a temática sobre a fonte do conhecimento humano, de forma a levar o aluno do Ensino Médio a refletir se a fonte do nosso conhecimento é a priori ou se o conhecimento se dá de forma a posteriori. Para dar cabo desse nosso plano, propomos um roteiro com seis aulas. Na primeira, que tem o propósito de ser uma aula introdutória da temática, trabalhar-se-á a questão do Ato de Conhecer. Nas aulas dois, três, quatro e cinco, levaremos o aluno ao contato com alguns filósofos que escreveram acerca do tema, a saber, Renê Descartes, John Locke, Immanuel Kant e Willard van Orman Quine. E, por fim, na sexta e última aula, o aluno será convidado, ele próprio, a se posicionar acerca do assunto estudado, ou seja, escolher entre qual fonte considera a mais coerente. Este plano de ensino, produzido no curso de especialização O ensino de filosofia no Ensino Médio, tem o intuito de ser uma ferramenta para, junto ao aluno de filosofia do Ensino Médio, refletir acerca da Teoria do Conhecimento-
Formato: dc.format1 arquivo (13 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria do conhecimento-
Título: dc.titleExiste conhecimento a priori ou todo o conhecimento se dá a posteriori?-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.