Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dias, Aline da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Lavanholi, Luiz Francisco Garcia, 1987- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:30:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:30:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56835 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56835 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Mª Aline da Silva Dias | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A garantia de acesso à filosofia nas aulas ministradas no ensino médio é preocupação fundamental de todo professor de filosofia. Afinal, o risco de errar é grande. Pode-se recair, por um lado, em um conteudismo, no qual a preocupação nas aulas seria apenas com a apresentação das teorias elaboradas durante a história da filosofia, sem o objetivo de desenvolver com o aluno atitudes propriamente filosóficas. Por outro lado, ao tentar evitar tal conteudismo, pode-se recair numa desconsideração total pela história da filosofia, de modo que a aula se torne apenas uma discussão de amenidades, sem se diferenciar muito do senso comum. O presente trabalho está focalizado no tema do ensino de filosofia. O problema aqui tratado é a possibilidade de uma aula propriamente filosófica, sem recair no conteudismo e nem na mera discussão do senso comum. Mais especificamente, o problema é como utilizar os clássicos da história da filosofia em sala de aula, sem perder a característica de atividade crítica e problematizadora da filosofia. O objetivo desse texto é apresentar uma possibilidade de trabalho com um texto clássico em sala de aula. O texto escolhido para o trabalho é o quinto livro da Ética a Nicômaco, de Aristóteles. Como condição para trabalhar com tal texto clássico, é preciso entender como deve ser realizada uma aula de filosofia no ensino médio, bem como qual é o papel do professor nessas aulas. Por isso, o primeiro capítulo apresenta uma fundamentação teórica para isso, a partir dos textos de Sílvio Gallo e de Lídia Maria Rodrigo. Em seguida, no segundo capítulo, há uma apresentação da discussão desenvolvida em Ética a Nicômaco V. Por fim, no último capítulo, há uma proposta de estratégias didáticas para o tratamento do texto clássico em sala de aula | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (35 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) | - |
Título: dc.title | Ensinar filosofia através de um texto clássico : estratégias para utilizar Ética a Nicômaco V na sala de aula | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: