Filosofia e corpo : proposta de sequência didática para o ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFranklin, Karen, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorGerent, Luciana Caroline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:11:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:11:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56831-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56831-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Karen Franklin-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 41-42-
Descrição: dc.descriptionResumo: Durante a história da Filosofia ocidental, a partir dos socráticos, o corpo intrigou diversos pensadores que lhe investiram marcas conceituais, transformandoo em fonte de questionamentos filosóficos. Paradoxalmente, na atualidade, o corpo parece destituído do ambiente educacional, especialmente das disciplinas que estudam o humano. Este trabalho buscou resgatar as possibilidades de inserção do corpo como problema filosófico a partir de dois autores clássicos da Filosofia: Platão, com a teoria dos duplos e Michel Foucault, com sua visão dos corpos institucionalizados. Após estudos bibliográficos, foram produzidas propostas de sequências didáticas com a temática ‘corpo’ afim de incentivar e instrumentalizar os(as) professores(as) de Filosofia do Ensino Médio a inserirem essa categoria no planejamento curricular. Cada um dos dois pensadores escolhidos para compor essa proposta de ensino representam uma época distinta da Filosofia, ainda assim, ambos mantêm um posicionamento sobre os aspectos do corpo como parte indissociável dos exercícios espirituais e da filosofia como forma de vida. Destaca-se, portanto, a importância de debates que levem os(as) jovens a produzir questionamentos e reflexões sobre o corpo na tradição filosófica, mas sobretudo reconhecendo-se como sujeitos de corporeidade.-
Formato: dc.format1 arquivo (42 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectCorpo humano - Filosofia-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)-
Título: dc.titleFilosofia e corpo : proposta de sequência didática para o ensino médio-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.