A importância da filosofia para a construção de valores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMondini, Ana Carolina, 1983--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorLachouski, Lucia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:33:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:33:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56830-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56830-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Ana Carolina Mondini-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 23-24-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente estudo tem como tema a importância da filosofia para a construção de valores, que é constantemente discutido, tanto no âmbito acadêmico, como, também, pelo senso comum, com variadas interpretações sobre sua eficácia e eficiência. O presente artigo evidencia determinadas características do ensino de filosofia no ensino médio, tais como a transmissão de valores éticos e morais, a importância de se adaptar a linguagem às conjunturas sociais e a importância de se explanar tais temas em sala de aula. O presente trabalho tem por objetivo, portanto, analisar a disciplina de filosofia aliada a uma educação ética, moral e cidadã , em conformidade ao currículo do ensino médio, por meio de um projeto de Intervenção no âmbito escolar, com a finalidade de responder ao seguinte questionamento: Como a disciplina de filosofia pode auxiliar a construção destes valores na sala de aula? A fim de esclarecer essa questão, utilizou-se, principalmente, as seguintes obras: Aristóteles, Platão, Kant, Mendes, Rousseau entre outros filósofos e suas respectivas obras. Além disso, foi realizado um apanhado teórico a respeito da filosofia no Ensino médio e de suas subáreas, a fim de se pensar numa nova forma de transmitir a filosofia em sala de aula, visando a sensibilidade e o na busca da elaboração de um novo saber, um conhecimento ordenado haurindo da experiência, do nosso cotidiano.-
Formato: dc.format1 arquivo (24 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia - Ensino de segundo grau-
Palavras-chave: dc.subjectSenso comum-
Título: dc.titleA importância da filosofia para a construção de valores-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.