Apontamentos sobre a percepção do lugar da mulher no magistério, sob uma perspectiva filosófica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMondini, Ana Carolina, 1983--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Leodimeri Zilli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:06:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:06:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-09-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56829-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56829-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Ana Carolina Mondini-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho refere-se a apontamentos a respeito da percepção da mulher/professora sob uma perspectiva filosófica. A proposta dessa pesquisa é a de ir além do que se tem constatado quanto ao papel do magistério. Uma vez compreendida a relevância do trabalho docente, levando em consideração que as mulheres são maioria no campo de atuação da educação brasileira, a ideia é a de entender o seu lugar na docência sob o olhar da filosofia. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, e pode ser aplicada no ensino médio. Para fundamentar teoricamente essa abordagem utilizou-se a ideia de humanidade existente na obra de Voltaire, ressaltando os conceitos de liberdade e igualdade. Os resultados da pesquisa evidenciaram que é possível, a partir dos estudos propostos, na disciplina de filosofia, favorecer a compreensão do lugar da mulher na docência, bem como despertar nos estudantes a criticidade a respeito do tema, em busca de uma sociedade com igualdade entre os gêneros.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present work refers to notes about the woman / teacher's perception from a philosophical perspective. The purpose of this research is to go beyond what has been verified regarding the role of the teaching profession. Once the relevance of the teaching work is understood, taking into account that women are the majority in the field of Brazilian education, the idea is to understand their place in teaching under eyes of philosophy. The methodology used was the bibliographical research, the application is possible to use in high school. The idea of humanity existing in Voltaire's work was used, in order to base this approach theoretically, emphasizing the concepts of freedom and equality. The results of the research showed that it is possible from the proposed studies in the discipline of philosophy, to promote the understanding of the place of women in teaching, as well as to awaken in students the criticism about the subject in search of a society with equality between the genres.-
Formato: dc.format1 arquivo (25 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectVoltaire, 1694-1778-
Palavras-chave: dc.subjectProfessoras-
Palavras-chave: dc.subjectHumanidade-
Título: dc.titleApontamentos sobre a percepção do lugar da mulher no magistério, sob uma perspectiva filosófica-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.