As dores do mundo : uma análise didático filosófica de aforismas do filósofo Arthur Schopenhauer

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaschoal, Antonio Edmilson, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorRosa, Leila Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:57:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:57:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56828-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56828-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Antonio Edmilson Paschoal-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A filosofia busca consolidar seu espaço no campo da educação básica. De modo que o professor de filosofia no ensino médio é um dos importantes agentes nesta busca, uma vez que tem à sua disposição o grande público, os estudantes. Público indispensável nessa luta. É sob essa condição que este trabalho está inserido. O de aliar professores de filosofia e estudantes do ensino médio no propósito de demonstrar a importância do ensino de filosofia na educação básica. Buscando aprimorar e criar práticas pedagógicas, conforme especificidade da própria filosofia, foram selecionados importantes fragmentos e aforismas do filósofo Arthur Schopenhauer, sob o objetivo de sensibilizar o estudante quanto as situações da existência humana. O critério para seleção considerou questões pungentes ao cotidiano dos estudantes adolescentes, tais como o amor, o tédio, a dor, a felicidade, a moral, a morte, etc. O objetivo é que, a partir de situações concretas os estudantes sintam-se provocados a buscar compreender como o filósofo ou a filosofia, trata essa ou aquela situação. Verificando que não há, todavia, respostas definitivas, apenas várias maneiras de pensar sobre uma mesma situação. Se assim o for, o ensino de filosofia terá cumprido um de seus desafios, o de levar o estudante para além do conteúdo concreto, fazendo -o perceber a intrínseca relação existente entre a teoria (textos), o pensamento, a linguagem e a realidade. Por fim, o estudante terá dado o primeiro passo em direção a sua emancipação intelectual. Daí, certamente, fará parte do coro que engajado está pela consolidação do ensino de filosofia na educação básica.-
Formato: dc.format1 arquivo (57 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectVontade-
Título: dc.titleAs dores do mundo : uma análise didático filosófica de aforismas do filósofo Arthur Schopenhauer-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.