Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Machado, Alexandre Noronha, 1968- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Kelly Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:54:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:54:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56824 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56824 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Alexandre N. Machado | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O tema deste trabalho de monografia visa analisar de que forma o ensino de filosofia pode contribuir para a educação das emoções, ou, no desenvolvimento da inteligência emocional de jovens e adultos. Para que possamos fazer esta reflexão faz-se necessário ter em mente que o objetivo da educação é a formação integral do ser humano, e compreender esse como ser racional e emocional. O texto aborda a reflexão sobre quais as consequências que temos visto na atualidade da precariedade da formação emocional, e como a filosofia, enquanto disciplina curricular pode abordar assuntos propriamente filosóficos que, no entanto, atuem na educação das emoções, bem como, de que maneira podemos construir essa ponte entre os dois temas. Assim, após as considerações sobre a educação das emoções e o pensar filosófico no ensino de filosofia no Ensino Médio, apresento algumas emoções básicas e textos filosóficos que nos permitem fazer uma reflexão sobre as mesmas. Finalizando o trabalho, há uma releitura das Diretrizes Curriculares da Educação Básica para o ensino de Filosofia, documento redigido pelo Governo do Estado do Paraná, buscando encontrar no documento, fundamentação para o trabalho com a inteligência emocional. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (30 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência emocional | - |
Título: dc.title | O ensino de filosofia e sua contribuição para o desenvolvimento da inteligência emocional | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: