Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cappello, Maria Adriana Camargo, 1966- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Ishikawa, Ítalo Kiyomi, 1983- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:28:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:28:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56817 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56817 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Maria Adriana Camargo Cappello | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho se propõe a apresentar a Filosofia ao público jovem por meio de temas e problemas que são encontrados nas produções culturais das obras Geek e Nerd. Desde seu nascimento, há mais de 2500 anos, a Filosofia se caracteriza formalmente por sseu hermetismo, vocabulário técnico e um grande saber acumulado através dos séculos, característica que não podem ser abandonadas, mas que tornam a filosofia inacesível aos jovens e ao público leigo em geral. As obra da cultura Geek e Nerd, embora sejam um entretenimento destinado às massas, possuem em sua elaboração questões e temas filosófico que podem servir de porta de entrada às discusões filosóficas melhor fundamentadas. Dessa forma, apresentamos dez temas e problemas filosófico extraídos do mundo Nerd e Geek para fazer deles meios de acessso às discussões filosóficas, devidamente fundamentadas nas obras de autores tradicionais da filosofia ocidental. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (204 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nerds (Entusiastas de computador) - Filosofia | - |
Título: dc.title | Descobrindo a filosofia com o mundo nerd e geek | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: