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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Limonge, Maria Isabel | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
| Autor(es): dc.creator | Machado, Evandro José | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:22:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:22:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56813 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56813 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profª. Dr. Maria Isabel Limongi | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente texto, intitulado "A edificação do Estado Civil como justificativa para paralisação da violência em Thomas Hobbes", é fruto da conclusão do curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio - Turma 2017, da Universidade Federal do Paraná – UFPR. O texto tem como proposta de trabalho uma aula de Filosofia Política, para a turma do Segundo Ano do Ensino Médio, a partir da reflexão conceitual do pensamento político de Thomas Hobbes. A ideia inicial é partir da problematização real e cotidiana dos estudantes, pedindo para que eles apontem como seria uma comunidade humana na ausência do poder comum. Depois disso, demonstrar a imperiosa necessidade de existir um poder comum e soberano a todos os particulares, para que os contenha e os delimite em suas liberdades individuais; tomando como base o pensamento político de Thomas Hobbes. O texto está dividido em duas partes: Na primeira parte será apresentada a condição natural do homem e a necessidade de pactuar e, como efeito, o problema da liberdade no Estado Civil, de modo que o Estado Civil é compreendido como um artifício para paralisar o combate geral entre os indivíduos. Além do mais, far-se-á um paralelo como a noção de Estado de John Locke. Na segunda parte, com o título de encaminhamentos metodológicos, a pretensão é apresentar como o Ensino de Filosofia, por uma Educação Menor, pode angariar resultados satisfatórios e, por fim, a proposta de Aula: Filosofia Política: A Origem do Estado Civil em Thomas Hobbes | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (42 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino | - |
| Título: dc.title | A edificação do estado civil como justificativa para paralisação da violência em Thomas Hobbes | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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