
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Mondini, Ana Carolina, 1983- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
| Autor(es): dc.creator | Hirono, Edson | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:35:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:35:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56812 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56812 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Ana Carolina Mondini. | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 24-25 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O tema do trabalho pesquisado foi sobre a ética e apresenta uma reflexão sobre a ética no contexto educacional, dando ênfase à contribuição da filosofia em sala de aula, para o comportamento ético, na educação, no profissionalismo e na vida pessoal, a importância do papel que a educação tem na busca em assegurar o crescimento do comportamento ético, a importância que deveria ter para atenuar essa problemática, o investimento em relação a esses princípios que norteiam o comportamento dos alunos, a dificuldade em se ver uma forma positiva em relação ao tema ética, além do espaço escolar, as dificuldades para se estabelecer os limites dentro da escola, bem como o desafio em ser ético visto como uma questão de se impor limites, e a dificuldade para algumas pessoas, em comportar-se e agirem de forma ética. Apresenta também, a necessidade em haver alguma diretriz ou orientação para que no ambiente escolar os alunos apreendam essa teoria e a coloquem em prática tanto no ambiente escolar como em sua vida além do espaço escolar. A importância do papel que o professor tem de mostrar, dar o exemplo, de ser ético e não apenas expor ou apresentar a teoria, para transmitir os valores aos alunos com propriedade, e sim em despertar a consciência do certo e errado, do bem e mal, para que os conteúdos sobre ética contribuam ao aluno construir ou reconstruir seu comportamento. Através de reflexões oferecidas pelo professor, exemplificadas por ações, e a compreensão do sentido de ética, relacionada a atitudes simples de pessoas com as quais convivam, a compreensão de que a escola é o espaço de mediação do conhecimento e o objetivo é ter e manter o foco em preparar o aluno para a reflexão de suas atitudes no presente e que este conceito possa tornar-se significativo, por mais abstrato que ele possa parecer, e há a equipe pedagógica, que pode contribuir com seus encaminhamentos acerca do desempenho do aluno, em particular, de seu comportamento. E, também, há a equipe diretiva, que contribuirá para a percepção, por parte do aluno, a respeito da prática da teoria, que é apresentada pelo corpo docente. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (27 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Filosofia - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ética - Filosofia | - |
| Título: dc.title | Uma reflexão sobre a ética no ensino de filosofia | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: