Videoaula e a discussão do texto filosófico as paixões da alma de René Descartes, in : um uso de tecnologia no ensino de filosofia no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorWiviurka, Eduardo Seino, 1987--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorSilva, Dieine da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:29:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:29:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56811-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56811-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profº Drº Eduardo Seino Wiviurka.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 27-28-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa teve como intuito experimentar a utilização de ferramentas tecnológicas nas aulas de filosofia como propósito de levar à reflexão sobre a prática educativa, focando para as estratégias tecnológicas na prática pedagógica em discussões de textos em questão de uma maneira rápida, sucinta e modernizada na contemporaneidade e como utilizá-las de maneira a não eximir-se da metodologia curricular pedagógica. Apresentou-se ferramentas digitais utilizadas em sala de aula, enfatizando as tecnologias digitais no processo ensino aprendizagem, apresentando uma análise sobre a utilização do computador na educação e identificando esta ferramenta como sendo de grande valia na construção do conhecimento de um processo de aprendizagem diferenciada e diversificada em sala de aula. O uso das TI's foi analisada de acordo com teorias da educação, assim como importância da utilização das TI's na educação. Refletindo na globalização, nas habilidades ligados a área da tecnologia, um fator de grande importância, partindo da ideia que a mesma produz equipamentos de alta qualidade e baixo custo, a presença da tecnologia deve servir para o enriquecimento do ambiente educacional, propiciando a construção do conhecimento por meio de uma atuação ativa e crítica por parte de alunos e professores. A incorporação de novas tecnologias só terá sentido se contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. A implantação das TI's se relaciona com vários pontos, pois o professor deixa de ser um transmissor desse conhecimento e passa ser um mediador na formação do conhecimento do aluno, através da busca de informação. A partir de pesquisas bibliográficas, discute-se aqui, as novas exigências educacionais advindas da revolução tecnológica e a utilização desses benefícios ao entendimento e facilitador das aulas de filosofia e a maneira como tais exigências se refletem nos ambientes educacionais e se aplicam no dia-a-dia da educação, exigindo do professor novas habilidades e conhecimentos que o habilitem a atuar como mediador na evolução do conhecimento na era da tecnologia.-
Formato: dc.format1 arquivo (29 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação - Estudo e ensino-
Título: dc.titleVideoaula e a discussão do texto filosófico as paixões da alma de René Descartes, in : um uso de tecnologia no ensino de filosofia no ensino médio-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.