
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Wiviurka, Eduardo Seino, 1987- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Dieine da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:29:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:29:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56811 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56811 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profº Drº Eduardo Seino Wiviurka. | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 27-28 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa teve como intuito experimentar a utilização de ferramentas tecnológicas nas aulas de filosofia como propósito de levar à reflexão sobre a prática educativa, focando para as estratégias tecnológicas na prática pedagógica em discussões de textos em questão de uma maneira rápida, sucinta e modernizada na contemporaneidade e como utilizá-las de maneira a não eximir-se da metodologia curricular pedagógica. Apresentou-se ferramentas digitais utilizadas em sala de aula, enfatizando as tecnologias digitais no processo ensino aprendizagem, apresentando uma análise sobre a utilização do computador na educação e identificando esta ferramenta como sendo de grande valia na construção do conhecimento de um processo de aprendizagem diferenciada e diversificada em sala de aula. O uso das TI's foi analisada de acordo com teorias da educação, assim como importância da utilização das TI's na educação. Refletindo na globalização, nas habilidades ligados a área da tecnologia, um fator de grande importância, partindo da ideia que a mesma produz equipamentos de alta qualidade e baixo custo, a presença da tecnologia deve servir para o enriquecimento do ambiente educacional, propiciando a construção do conhecimento por meio de uma atuação ativa e crítica por parte de alunos e professores. A incorporação de novas tecnologias só terá sentido se contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. A implantação das TI's se relaciona com vários pontos, pois o professor deixa de ser um transmissor desse conhecimento e passa ser um mediador na formação do conhecimento do aluno, através da busca de informação. A partir de pesquisas bibliográficas, discute-se aqui, as novas exigências educacionais advindas da revolução tecnológica e a utilização desses benefícios ao entendimento e facilitador das aulas de filosofia e a maneira como tais exigências se refletem nos ambientes educacionais e se aplicam no dia-a-dia da educação, exigindo do professor novas habilidades e conhecimentos que o habilitem a atuar como mediador na evolução do conhecimento na era da tecnologia. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (29 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação - Estudo e ensino | - |
| Título: dc.title | Videoaula e a discussão do texto filosófico as paixões da alma de René Descartes, in : um uso de tecnologia no ensino de filosofia no ensino médio | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: