Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Wilson de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Pinto Junior, Ari dos Santos Silveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:12:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:12:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56799 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56799 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profª. Dr. Wilson de Oliveira | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância , Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho visa apresentar as dificuldades e caracterísiticas da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), percebendo as caracterísitcas dos estudantes de tal modalidade, bem como os principais desafios que se apresentam no processo ensino-aprendizagem. Ao discutir assuntos ligados a filosofia política, se busca a construção de um pensamento autônomo a partir da reelaboração de conceitos, bem como da reestruturação de saberes do senso comum, que agora se confrontam com concepções teóricas. Ainda busca-se refletir sobre a realidade da política atual, onde se fala em corrupção, percebendo que as ações coletivas ou individuais também podem ser corruptivas ou desonestas, não sendo esta, uma exclusividade dos governantes. A partir dessa preocupação que se apresenta como ética, apresentamos brevemente uma compreensão de Maquiavel em relação a ética e política, para refletirmos, o que se apresenta como ações individuais e coletivas, concluindo tal estudo como uma experiência coletiva, de compra consciente, para percebermos a ação dos indivíduos quando não vigiados, propondo alguns possíveis resultados e abordagens didáticas a partir disso | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (29 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino | - |
Título: dc.title | O ensino de filosofia política na modalidade EJA : uma reflexão sobre a política e politicagem a partir do experimento social "Compra Consciente" | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: