Política, democracia e o bem-estar comum : uma reflexão entre o pensamento dos sofistas e de Platão para os dias atuais

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Autor(es): dc.contributorSantos, Ivanildo Luiz Monteiro Rodrigues dos, 1981--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorCaciano, Angela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:46:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:46:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56798-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56798-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profº Me. Ivanildo Luiz Monteiro Rodrigues dos Santos-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 30-31-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esse estudo apresenta uma proposta de plano de aula no campo da filosofia política tendo como ponto de partida a problematização do contexto político atual no qual está inserido o adolescente do Ensino Médio, por meio do trabalho com trechos da obra "A República" de Platão. O trabalho se divide em duas partes principais. Na primeira é desenvolvida uma abordagem teórica sobre o tema: política, democracia e o bem-estar comum, tendo como parâmetros o contexto atual e o contexto da antiguidade clássica grega, no qual se desenvolveram os pensamentos aceca da política dos sofistas, de Sócrates e de Platão. Nessa fase desenvolveremos nosso estudo partindo da problematização do contexto político atual, passando pelo papel da escola e pela especificidade da filosofia na formação cidadã do aluno no Ensino Médio, abrindo caminho para a nossa proposta, traremos o trabalho com o conceito de política e com a história da filosofia. Para isso, utilizaremos autores como Marilena Chauí, Giovanni Reale e Jean Pierre Vernat. Na segunda parte mostraremos como será feito o trabalho em sala de aula de aula. Após introduzir o aluno no trabalho com conceitos e a abordagem contextual histórica, no focaremos em dois aspectos teóricos principais: o paradigma da tecnê e o conceito de justiça para os sofistas e para Platão, com base no livro "A República". O objetivo é apresentar formas de se pensar a política e a democracia através da filosofia e proporcionar um diálogo entre a democracia atual e a democracia da antiguidade grega clássica.-
Formato: dc.format1 arquivo (35 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectFilosofia politica-
Palavras-chave: dc.subjectDemocracia-
Palavras-chave: dc.subjectSofistas-
Título: dc.titlePolítica, democracia e o bem-estar comum : uma reflexão entre o pensamento dos sofistas e de Platão para os dias atuais-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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