A prática da terceirização nas indústrias automobilísticas : um modelo de gestão que apresenta vantagens e desvantagens competitivas no mercado

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSeleme, Robson, 1960--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia de Produção-
Autor(es): dc.creatorBellaver, Ana Carolina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:58:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:58:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-14-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-14-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56795-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56795-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Robson Seleme-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia de Produção.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A descentralização das organizações no Brasil é uma prática existente na história do país e também nos modelos de gestão das indústrias aqui atuantes desde a chegada das indústrias automobilísticas. Apesar desta aplicação já estar presente há décadas, optar pela terceirização de um serviço ou de um processo produtivo ainda é uma tomada de decisão que demanda muitas análises gerenciais a fim de que se evidencie as vantagens e desvantagens da adoção deste método. A contratação de uma empresa terceira é uma alternativa para que as organizações se tornem mais competitivas no mercado globalizado, de forma que venham a alavancar os lucros da companhia, reduzir custos e atingir níveis de qualidade cada vez melhores. Este artigo discute os modelos de gestão por meio da revisão bibliográfica, indicando quais são os modelos existentes na literatura e quais destes são mais utilizados. Como resultado tem-se que os modelos atuais de terceirização buscam o ganha-ganha, evitando confrontos entre si e representando grandes oportunidades de aprendizado e otimização de processos entre as partes.-
Formato: dc.format14 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTerceirização-
Palavras-chave: dc.subjectContratos comerciais-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria automobilística - Administração-
Título: dc.titleA prática da terceirização nas indústrias automobilísticas : um modelo de gestão que apresenta vantagens e desvantagens competitivas no mercado-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.