Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Schlemmer, Cris Betina, 1979- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Marina Antunes dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:48:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:48:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56779 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56779 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Ma. Cris Betina Schlemmer | - |
Descrição: dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 14-15 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo pretende analisar os desdobramentos do uso das mídias como práticas pedagógicas na educação infantil, enfocando-se a experiência do Município de Porto União. A metodologia utilizada foi a pesquisa quantitativa, utilizando-se de questionário direcionado para educadores com o fim de averiguar quais mídias são mais utilizadas e quais promovem resultados mais efetivos. Objetivou-se elencar os aspectos conceituais da educação infantil; analisar as diversas tecnologias de comunicação e informação disponíveis para utilização do docente; verificar as percepções dos alunos do conteúdo da disciplina a partir do uso dessas mídias; argumentar sobre os possíveis avanços que as mídias podem proporcionar para a educação infantil. Verifica-se que as mídias fazem parte do cotidiano dos alunos no ambiente extraescolar e, da mesma, forma também no ambiente escolar. O uso dessas mídias é muito relevante para o processo de ensino-aprendizagem no contexto da educação infantil. A contribuição das mídias geralmente é no sentido de despertar o interesse das crianças e também facilitar a assimilação de conteúdos. Argumenta-se, portanto, que nas práticas pedagógicas os educadores utilizem-se das mídias integradas de maneira acessória a sua metodologia de ensino, não se concentrando apenas nelas para que o aprendizado ocorra de forma mais efetiva. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo ( 21 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídias digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | - |
Título: dc.title | O uso integrado das mídias na educação infantil no município de Porto União | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: