O uso integrado das mídias na educação infantil no município de Porto União

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSchlemmer, Cris Betina, 1979--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná-
Autor(es): dc.creatorSantos, Marina Antunes dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:48:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:48:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56779-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56779-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Ma. Cris Betina Schlemmer-
Descrição: dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 14-15-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente artigo pretende analisar os desdobramentos do uso das mídias como práticas pedagógicas na educação infantil, enfocando-se a experiência do Município de Porto União. A metodologia utilizada foi a pesquisa quantitativa, utilizando-se de questionário direcionado para educadores com o fim de averiguar quais mídias são mais utilizadas e quais promovem resultados mais efetivos. Objetivou-se elencar os aspectos conceituais da educação infantil; analisar as diversas tecnologias de comunicação e informação disponíveis para utilização do docente; verificar as percepções dos alunos do conteúdo da disciplina a partir do uso dessas mídias; argumentar sobre os possíveis avanços que as mídias podem proporcionar para a educação infantil. Verifica-se que as mídias fazem parte do cotidiano dos alunos no ambiente extraescolar e, da mesma, forma também no ambiente escolar. O uso dessas mídias é muito relevante para o processo de ensino-aprendizagem no contexto da educação infantil. A contribuição das mídias geralmente é no sentido de despertar o interesse das crianças e também facilitar a assimilação de conteúdos. Argumenta-se, portanto, que nas práticas pedagógicas os educadores utilizem-se das mídias integradas de maneira acessória a sua metodologia de ensino, não se concentrando apenas nelas para que o aprendizado ocorra de forma mais efetiva.-
Formato: dc.format1 arquivo ( 21 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMídias digitais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas-
Título: dc.titleO uso integrado das mídias na educação infantil no município de Porto União-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.