
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Castagini, Andrea da Silva, 1977- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Mathias, Samara Cosme de Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:04:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:04:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56727 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56727 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Andrea da Silva Castagini Padilha | - |
| Descrição: dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este artigo é resultado do trabalhado desenvolvido pela autora com a rede social Edmodo e os estudantes da última série do curso de Formação de Docentes de um Colégio Estadual da Região Metropolitana de Curitiba. Foi realizada pesquisa de caráter qualitativo e estudo de caso com o objetivo de demonstrar e vivenciar com os/as estudantes o uso de TIC’s no processo de ensino e aprendizagem, por meio de um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA). No sentido de compreender as contribuições das mídias, principalmente a internet e áudio visual, e as redes sociais na produção do conhecimento. Essa proposta partiu da seguinte problemática: Como utilizar a tecnologia de forma didática e pedagógica para estimular a reflexão e produção de conhecimento? Para tanto, os instrumentos utilizados foram questionários aplicados aos estudantes a partir do uso do Edmodo. Os resultados apontam que o Edmodo contribuiu significativamente para o processo de ensino e aprendizagem, visto que propicia um ambiente de interação na medida em que disponibiliza a veiculação de mídias, interação dos sujeitos quando da necessidade de saneamento de dúvidas e de revisão dos materiais disponibilizados a qualquer momento e em qualquer lugar que acesse a internet. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (18 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mídias | - |
| Título: dc.title | Ambiente virtual de aprendizagem : a contribuição do Edmodo no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do curso de Formação de Docentes | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: