A interferência do homem no meio ambiente : uma visão de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBespalhok, Flávia Lúcia Bazan, 1965--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Autor(es): dc.creatorCordeiro, Roze Mary Moritz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:17:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:17:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-09-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-09-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56723-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56723-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Profa. Dra Flávia Bespalhok-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho apresenta os resultados obtidos através de uma pesquisa desenvolvida com mídias impressas e fotográficas, imagens locais capturadas pelos alunos do 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Vitório Manoel Franchesci, região metropolitana de Curitiba, que se fez uso como material didático para verificar a compreensão dos alunos sobre a interferência do homem no meio ambiente e a necessidade de conservação da natureza. Neste artigo, relatam-se também como as fotografias contribuíram nesse processo educativo positivamente, trazendo informações, promovendo diálogos e reflexões sobre o meio ambiente local, com referencia na Educação Ambiental Crítica. Os instrumentos de coleta de dados para obtenção dos resultados foram às fotografias, roda de conversas e questionário semiestruturado. Conclui-se que os alunos apresentam percepções realistas, ou seja, o homem interagindo com o meio onde vive. Possuem grandes preocupações com a conservação do meio ambiente e de preservação de ecossistemas. Portanto, espera-se promover o uso da fotografia como instrumento pedagógico desde as séries iniciais do Ensino Fundamental-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Título: dc.titleA interferência do homem no meio ambiente : uma visão de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.