Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Schlemmer, Cris Betina, 1979- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | - |
Autor(es): dc.creator | Itararé, Maria Izabel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:36:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:36:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56719 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56719 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Cris Betina Schlemmer | - |
Descrição: dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : As Tecnologias de Informação e Comunicação fazem parte do contexto educacional e já se consolidaram como artefatos pedagógicos eficazes. Os estudantes surdos também estão inseridos neste contexto digital. A pesquisa considera a importância do uso de mídias integradas na Educação Básica em escolas públicas inclusivas para favorecer e incentivar a produção literária dos educandos surdos. O trabalho tem como objetivo mostrar as contribuições do uso de mídias integradas para a realização de atividades de estímulo à criatividade e desenvolvimento de narrativas surdas por meio de vídeo registro em Libras, visto que, a inclusão da pessoa surda na escola passa por estratégias que têm como poderosas aliadas às principais mídias, a saber, impressa, áudio, vídeo e informática. Como metodologia definiu-se o estudo de caso, e para a coleta de dados utilizou-se a técnica de observação participante. O caso analisado foi de um estudante surdo do Colégio Estadual Campos Sales no município de Campina Grande do sul no Paraná. A partir da análise dos resultados admite-se que às mídias como ferramentas utilizadas para a realização de sequências didáticas possibilitam ao educando surdo e ao educador a produção de literatura em libras, dando lastro para o desenvolvimento da língua portuguesa, em sua modalidade escrita, como segunda língua. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Título: dc.title | Era uma vez... Mãos que narram | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: