Eu, o entorno e as tecnologias por meio da fotografia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCastagini, Andrea da Silva, 1977--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Autor(es): dc.creatorVillanova, Josilene Cristine Cipriano Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:46:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:46:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56710-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56710-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof.(a). MsC Andrea da Silva Castagini Padilha-
Descrição: dc.descriptionArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso-
Descrição: dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 16-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho refere-se à importância das crianças conhecerem todo o espaço do CMEI Atuba (Centro Municipal de Educação Infantil) situado no Bairro Alto, na cidade de Curitiba no Estado do Paraná. A construção dos espaços naturais e artificiais está presente como conteúdo de Relações Naturais, e sua escolha deve-se ao fato de que neste CMEI, à maioria das crianças residem em apartamentos e possuem pouco contato com a natureza e parques. Já na área que ocorreu esta pesquisa, existem espaços arborizados, com gramas e parque de areia. Outra razão da pesquisa é a utilização constante do tablet pelas crianças desta faixa etária normalmente como passatempo ou brinquedo, mas também presente no CMEI por doação pela prefeitura de Curitiba como recurso pedagógico. Nesta pesquisa, estes equipamentos foram suporte para o trabalho com a fotografia, integrada com histórias em quadrinhos e desenhos feitos pelas crianças. O público-alvo pesquisado foram 20 crianças na faixa etária de 3 a 4 anos. Como resultado desta pesquisa, observou-se que, por meio da fotografia, as crianças aprenderem a manusear o tablet e tirarem fotos do seu espaço preferido no CMEI, finalizando com uma história em quadrinho do espaço de sua preferência, e um áudio contando sobre seu espaço preferido-
Formato: dc.format1 arquivo (16 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Título: dc.titleEu, o entorno e as tecnologias por meio da fotografia-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.