
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Castagini, Andrea da Silva, 1977- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Villanova, Josilene Cristine Cipriano Dias | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:46:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:46:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56710 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56710 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Prof.(a). MsC Andrea da Silva Castagini Padilha | - |
| Descrição: dc.description | Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso | - |
| Descrição: dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 16 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho refere-se à importância das crianças conhecerem todo o espaço do CMEI Atuba (Centro Municipal de Educação Infantil) situado no Bairro Alto, na cidade de Curitiba no Estado do Paraná. A construção dos espaços naturais e artificiais está presente como conteúdo de Relações Naturais, e sua escolha deve-se ao fato de que neste CMEI, à maioria das crianças residem em apartamentos e possuem pouco contato com a natureza e parques. Já na área que ocorreu esta pesquisa, existem espaços arborizados, com gramas e parque de areia. Outra razão da pesquisa é a utilização constante do tablet pelas crianças desta faixa etária normalmente como passatempo ou brinquedo, mas também presente no CMEI por doação pela prefeitura de Curitiba como recurso pedagógico. Nesta pesquisa, estes equipamentos foram suporte para o trabalho com a fotografia, integrada com histórias em quadrinhos e desenhos feitos pelas crianças. O público-alvo pesquisado foram 20 crianças na faixa etária de 3 a 4 anos. Como resultado desta pesquisa, observou-se que, por meio da fotografia, as crianças aprenderem a manusear o tablet e tirarem fotos do seu espaço preferido no CMEI, finalizando com uma história em quadrinho do espaço de sua preferência, e um áudio contando sobre seu espaço preferido | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (16 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Título: dc.title | Eu, o entorno e as tecnologias por meio da fotografia | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: