
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Schlemer, Cris Betina | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Ayres, Gilberto Martins | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:20:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:20:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56700 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56700 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Cris Betina Schlemer | - |
| Descrição: dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 15-16 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A utilização de tecnologias e mídias em sala de aula tornou-se uma realidade, sendo necessária sua integração por docentes no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho é fruto de um estudo de caso realizado no Colégio Estadual Leôncio Correia, situado do município de Curitiba, no bairro Bacacheri, cujo objetivo foi desenvolver a conscientização de estudantes do ensino médio sobre a importância da água para a manutenção da vida e quais ações podem atenuar a degradação dos rios, como é possível sua recuperação e a preservação dos corpos hídricos. A metodologia empregada foi o estudo de caso com replicação do Projeto Água, produzido pelo Setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Paraná, que integra recursos midiáticos em uma interface com sequências didáticas acessível através de uma página da internet (www.agua.ufpr.br), criada para ser utilizada em todos os municípios brasileiros. Os resultados foram obtidos através de registros de dados com a observação participante em sala de aula e no laboratório de informática do Colégio. A partir da análise dos resultados foi possível concluir que a Interface do Projeto água é capaz de despertar nos estudantes a consciência da importância da água para a vida, das possibilidades de recuperação dos rios poluídos e da necessidade de envolver a comunidade escolar para projetos de preservação dos corpos hídricos. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (17 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Título: dc.title | Água é vida : replicação do Projeto Água da Universidade Federal do Paraná | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: