Escutando e aprendendo : a integração das mídias áudio e impressa para o desenvolvimento oral e social na educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSchlemmer, Cris Betina, 1979--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Autor(es): dc.creatorSouza, Aparecida Madalena de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:32:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:32:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56680-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56680-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Cris Betina Schlemmer-
Descrição: dc.descriptionArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso-
Descrição: dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 16-18-
Descrição: dc.descriptionResumo : Atualmente as mídias cada vez mais ganham espaço no meio educacional, com isso o professor pode contar com recursos pedagógicos interessantes aos alunos que vivem na era da tecnologia digital. Diante disso o desafio é o professor saber usar essas novas tecnologias de forma significativa e potencializadora para ministrar suas aulas. Sendo o desenvolvimento da oralidade e das habilidades sociais, fatores muito importantes a serem trabalhados desde a Educação Infantil, a pesquisa realizada, busca investigar de que maneira podem ser utilizadas as mídias integradas para trabalhar esses fatores. Tem-se como objetivo mostrar através de uma observação participante, onde foi aplicada a sequência didática "Escutando e aprendendo", realizada na turma do pré-escolar, com idade de 3 a 4 anos, do CMEI Ângela Dellattre – Lápis de Cor, localizado em Curitiba, Paraná, que através da junção entre mídia áudio, mídia impressa e músicas infantis o trabalho a cerca da oralidade e habilidades sociais, torna-se mais instigante e significativo, uma vez que os alunos se tornam atores ativos de sua própria aprendizagem. Através da análise dos resultados, conclui-se que a junção das mídias na sequência desenvolvida foi de suma importância, uma vez que mobilizou, instigou, motivou e integrou os alunos. O objetivo da pesquisa foi alcançado e outros benefícios também, como o desenvolvimento da: autonomia, atenção, autoestima, desenvoltura, cognição, expressão e grafia do desenho. Além de melhorar o comportamento das crianças nos momentos de realização de atividades-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Título: dc.titleEscutando e aprendendo : a integração das mídias áudio e impressa para o desenvolvimento oral e social na educação infantil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.