O uso da lousa digital no estudo com fotos aéreas na disciplina de Geografia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Edna da, 1976--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Patricia Rosa de Araujo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:45:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:45:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-26-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56667-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56667-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Edna da Silva-
Descrição: dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 13-
Descrição: dc.descriptionResumo : O artigo, é a síntese do trabalho conclusão de curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação, ofertado no âmbito do Setor Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Paraná. O problema da pesquisa, era busca articular o uso de tecnologias digitais e o ensino na disciplina de Geografia, problematizando como a lousa digital pode auxiliar no estudo das fotos aéreas de um bairro, considerando neste caso, o bairro Pilarzinho na Cidade de Curitiba, local onde está localizada a Escola Municipal Herley Mehl. Espaço escolhido para ser desenvolvido o projeto. A pesquisa se desenvolveu com alunos entre 10 e 12 anos, que cursam o sexto (6º) e o trabalho foi desenvolvido no segundo semestre de 2017. O objetivo geral do trabalho foi verificar se o uso da lousa digital auxilia no estudo das fotos aéreas do bairro Pilarzinho. A metodologia utilizada para a pesquisa, foi qualitativa e exploratória, construiu-se instrumentos a serem utilizados, caracterizados pelas fotos aéreas, estimulou-se os estudantes para que fizessem a observação participante, e na sequência realizou-se atividades para verificar a articulação entre o conteúdo trabalhado, a tecnologia utilizada e a forma como os estudantes assimilaram e desenvolveram seu processo de aprendizagem. No processo, metodológico foi importante a contribuição teórica de PERRENOUD (1999) e AMARAL; FREIRE; ALMEIDA & SILVA (2003). Em síntese percebeuse que os estudantes, num modo geral, foram instigados por essa ferramenta educacional se tornando um instrumento metodológico inovador para a apresentação dos conteúdo, mesmo sendo as atividades finais de trimestre se mostraram animados e motivados.-
Formato: dc.format1 arquivo (13 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectMídias digitais-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Título: dc.titleO uso da lousa digital no estudo com fotos aéreas na disciplina de Geografia-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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