A inclusão de mídias tecnológicas na Educação Infantil : uma necessidade contemporânea

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCastagini, Andrea da Silva, 1977--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Autor(es): dc.creatorAlzeredo, Márcia Claudete de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:30:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:30:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-09-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-09-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56658-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56658-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Andrea da Silva Castagini Padilha-
Descrição: dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo objetiva apresentar um breve relato de experiência acerca da utilização da internet, como mídia digital, tendo como ferramenta aplicativos baixados, por meio do tablet, combinando, ainda, com a mídia impressa livro, adequada à faixa etária dos alunos, na construção do conhecimento e aprendizagem na Educação Infantil. Assim, este estudo abarca algumas reflexões acerca do uso de aplicativos, obtidos via internet, e sobre a mídia impressa, usados na prática pedagógica com a finalidade de ensinar alguns conceitos e noções de cores e formas geométricas, tendo como instrumento pedagógico o tablet, bem como a integração dessas mídias na prática cotidiana no ambiente escolar. Para tanto, foram utilizados, obtidos via internet, jogo e vídeo por meio dos aplicativos App para Maternal e o livro didático, O livro de Ana, as formas e as cores, de Junie Torres, no intuito de ensinar algumas cores e formas geométricas para crianças do Maternal II, do CMEI Santa Cândida, na cidade de Curitiba. Este estudo constatou que o uso das mídias tecnológicas pode auxiliar as crianças de forma significativa no que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo, à autonomia e à criatividade, contribuindo também para a formação de valores sociais. Ainda, as crianças demonstraram trazer para a escola um conhecimento tecnológico prévio, o qual precisa ser valorizado e direcionado para o fazer pedagógico para que possam expandir suas potencialidades.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Título: dc.titleA inclusão de mídias tecnológicas na Educação Infantil : uma necessidade contemporânea-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.