A ludicidade inerente ao brincar e as brincadeiras junto às crianças da Tekoa Pindoty (Mbya-Guarani)

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Autor(es): dc.contributorFerreira, Marcia Regina-
Autor(es): dc.contributorKeim, Ernesto Jacob, 1947--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável-
Autor(es): dc.creatorLucinda, Karyna Brunetti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:37:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:37:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56603-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56603-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Marcia Regina Ferreira-
Descrição: dc.descriptionCo-orientador: Prof. Dr. Ernesto Jacob Keim-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável. Defesa : Matinhos, 21/03/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.102-107-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa busca contribuir para a compreensão do local, destacando a ludicidade, o brincar e as brincadeiras da tekoa Pindoty no intuito de conhecer a sua cultura por meio do brincar e das brincadeiras e a constituição do ser indígena a partir da percepção lúdica. A pergunta que orientou a construção desta pesquisa foi: Como a ludicidade inerente ao brincar e às brincadeiras das crianças Mbya-Guarani se constitui com base na cultura e na sua cosmovisão originária? Como metodologia utilizou-se uma abordagem qualitativa e descritiva, através da pesquisa de campo que promoveu o fortalecimento da relação com a tekoa. Por meio de uma abordagem fenomenológica, obteve-se a coleta de dados por intermédio de diversas metodologias participantes. Utilizou-se também a entrevista em grupo, o depoimento pessoal e o Caderno de campo, objetivando a compreender se o brincar e a brincadeira são elementos de fortalecimento da cultura e da cosmovisão da tekoa. Para tanto, foi necessário compreender a percepção que a tekoa Pindoty possui sobre a ludicidade, bem como o brincar e a brincadeira. O trabalho apresenta uma reflexão sobre a ludicidade, o brincar e a brincadeira e como tais ações se relacionam com a cultura indígena da tekoa e o seu território, tendo como base a sua ancestralidade e cosmovisão. Por fim, ao considerar os saberes de uma comunidade (Pindoty) e suas práticas acerca da ludicidade, procurou-se proporcionar subsídios para a compreensão dessa cultura a partir da ótica lúdica e a utilização do brincar como estratégia de fortalecimento da cultura local, bem como a valorização do local nos espaços de educação formal e não formal do Litoral do Paraná. Palavras-chave: Criança. Lúdico. Cosmovisão. Território Tekoa Pindoty (Paranaguá/Paraná).-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research aims to contribute to the understanding of the place, highlighting the playfulness, play and jokes of the tekoa Pindoty, in order to know the local culture through play and play, the constitution of the indigenous being from the ludic perception. As a methodology, a qualitative and descriptive approach was used, the field research that promoted the strengthening of the relationship with the tekoa, a phenomenological approach, the obtaining of data through participant methodologies, where the group interview was used, the testimony and the Field Book, in which he sought to know and understand whether play and play are elements that strengthen the tekoa culture and worldview. To do so, it was necessary to understand the perception that the tekoa Pindoty has about playfulness, as well as play and play. The work presents a reflection on playfulness, play and play and how these actions relate to the indigenous culture of the tekoa and its territorial, based on their ancestry and worldview. Finally, when considering the knowledge of a tekoa (Pindoty) and its practices about playfulness, we try to provide subsidies for the understanding of this culture from a playful point of view and the use of play as a strategy to strengthen local culture, as well as the valuation of the place in the spaces of formal and non-formal education of the Coast of Paraná. Key-words: Child. Ludic. Worldview. Territory Tekoa Pindoty (Paranaguá/Paraná).-
Formato: dc.format109 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectBrincadeiras infantis-
Palavras-chave: dc.subjectIndios - Cultura-
Palavras-chave: dc.subjectIndios Mbya-Guarani - Paranagua (PR)-
Título: dc.titleA ludicidade inerente ao brincar e as brincadeiras junto às crianças da Tekoa Pindoty (Mbya-Guarani)-
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