Implantação da área de controladoria no Serviço Social do Comércio - SESC

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Autor(es): dc.contributorPacheco, Vicente, 1952--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão de Negócios-
Autor(es): dc.creatorErthal, Fabio Ricardo Muniz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:14:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:14:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2004-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56567-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56567-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Vicente Pacheco-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão de Negócios-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Essa monografia tem como objetivo mostrar as vantagens que a implantação da área de Controladoria, pode trazer para a tomada de decisão no Serviço Social do Comércio - SESC. A nova área seria responsável pela otimização do resultado econômico da organização, apoiada em ferramentas de Gestão e um Sistema de Informação Gerencial. Para tanto, é apresentada a fundamentação teórica necessária ao suporte do modelo. São discutidos aspectos como: a Gestão do Conhecimento, Modelo de Gestão, Controladoria, Informação e Sistema de Informação Gerencial. Este deve ser adotado para a filtragem de informações relevantes ao sucesso do projeto, auxiliando gestores na tomada de decisões adequadas para a organização. Através do estudo, são apresentados aspectos, acerca do histórico e evolução da empresa SESC, caracterizando e identificando suas particularidades, bem como, suas principais atuações. O modelo proposto considera a Controladoria como uma área de responsabilidade, com missão definida e composta por todos os subsistemas que interagem para consecução de seus objetivos. Neste aspecto, é responsável por desenvolver ações e ferramentas visando a otimização do resultado econômico da empresa, a minimização de riscos e incertezas conduzindo à satisfação de seus clientes. A proposta prevê a aplicação de mapas de gestão para melhor desenvolvimento da área, maior controle das principais informações, aperfeiçoamento da tomada de decisões e identificação das falhas durante o processo. Portanto, o estudo apresenta, uma visão de cada subsistema que compõe a Controladoria, de forma que, a empresa, ao constatar a necessidade de implantação desta área, identifique suas características primordiais-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectControladoria-
Título: dc.titleImplantação da área de controladoria no Serviço Social do Comércio - SESC-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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