A responsabilidade social no Banco do Brasil

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Autor(es): dc.contributorLanzarini, Ernildo José-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão de Negócios-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Leticia Andrade de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:40:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:40:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-16-
Data de envio: dc.date.issued2004-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56534-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56534-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Ernildo Jose Lanzarini-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão de Negócios-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A responsabilidade social é uma postura de conscientização da classe empresarial quanto à sua atuação capitalista na sociedade. Essa atitude preconiza a sobrevivência e a evolução da sociedade, sendo que na ausência desta, automaticamente haverá dissolução das empresas que ali atuam. Os fatores que implicam na postura ética e cidadão de uma empresa se fundamentam no auxílio e investimentos em educação, saúde e cultura da comunidade, bem como, o atendimento e valorização de seu corpo funcional. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo analisar a atuação do Banco do Brasil em relação a questão da responsabilidade social. Visto que, as instituições financeiras são as empresas que mais obtiveram lucro na última década no pais, em especial, o Banco do Brasil. O estudo estruturou-se utilizando a pesquisa bibliográfica e o método indutivo a partir de dados fornecidos por publicações científicas e materiais fornecidos pelo próprio Banco do Brasil. Posterior a coleta foi passivei comparar a existência de uma atuação social válida, de acordo com os lucros obtidos pela empresa e com as suas atividades na sociedade e funcionários. Observou-se, entretanto, a existência de má distribuição dos programas sociais e apoios na sociedade, havendo maior destinação aos bolsões de pobreza no país, ao invés de uma distribuição igualitária. Curitiba é uma cidade bem estruturada e com um governo que participa na minimização da pobreza, mas ainda existem problemas a serem resolvidos, de menor monta, mas de igual importância. Infelizmente, também foi observado que o Banco do Brasil possui uma responsabilidade social mais atuante na área externa (sociedade) do que na área interna (funcionários), o que provoca certo paradoxo com o próprio conceito de responsabilidade social. Assim, o estudo conclui a necessidade de uma atenção mais apurada por parte do Banco do Brasil e um alerta para as empresas em geral, no sentido de enfatizar que a responsabilidade social deve ser vista e aplicada no todo, não apenas em áreas emergenciais, pois o que hoje pode ser apenas um sinal de alerta, amanhã poderá ser uma catástrofe-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade social da empresa-
Título: dc.titleA responsabilidade social no Banco do Brasil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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