Pesquisa de marketing : estudo de caso e análise crítica

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Autor(es): dc.contributorSteiner Neto, Pedro José, 1954--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketing Empresarial-
Autor(es): dc.creatorCastanheira, Leda Sara Xavier-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:29:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:29:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-16-
Data de envio: dc.date.issued2004-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56531-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56531-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Pedro Steiner-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Marketing Empresarial-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Análise profunda de diversas propostas de metodologias de pesquisa de marketing de acordo com 5 autores de destaque no assunto. Em linhas gerais, as metodologias propostas por todos os autores seguem o mesmo raciocínio, variando no detalhamento de algumas etapas. Apesar de muito mais amplamente e melhor aplicada que alguns anos atrás, o Brasil ainda apresenta um atraso no campo da pesquisa de marketing, pois em linhas gerais as pesquisa realizadas aqui são conduzidas de modo mais intuitivo que técnico e científico. Discute-se brevemente a diferença entre Pesquisa de Marketing e Pesquisa de Mercado, ponto esse que é fonte de divergência entre os autores estudados, pois Las Casas posiciona o Marketing como um conceito muito mais abrangente do que simplesmente Mercado e Garber afirma que são fundamentalmente a mesma coisa. No estudo de caso apresentado neste trabalho, a linha de Las Casas é seguida. Alguns assuntos periféricos relevantes são discutidos como o método de enquete, o uso da estatística, a amostragem, os erros em pesquisa, os tipos das escalas de mensuração, a elaboração dos questionários, os métodos e estratégias da análise de dados etc. Em seguida, analisa-se uma pesquisa de satisfação dos clientes de uma importante multinacional brasileira do ramo de logística realizada em 2003, segundo a ótica de Aarker, apontando seus pontos fortes e a melhorar. Como conclusão, indicam-se diversas sugestões para a pesquisa a ser realizada pela mesma empresa em período subseqüente. Além disso, apresenta-se a importância da pesquisa de marketing no mundo organizacional moderno e suas limitações-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectPesquisa de mercado-
Título: dc.titlePesquisa de marketing : estudo de caso e análise crítica-
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