Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Anjos, Mônica de Caldas Rosa dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família | - |
Autor(es): dc.creator | Sirota, Veridiane Guimarães Ribas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:40:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:40:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56508 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56508 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Mônica de Caldas Rosa dos Anjos | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de ..., Curso de Especialização em ... | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Os discursos em relação à alimentação, sob a ótica do saber biomédico, são despidos de um contexto sociocultural, sendo determinados conforme a patologia do individuo, de modo a alcançar valores de normalidade antropométricos e bioquímicos, tendo por base dietas restritivas e medicalizadas. Na tentativa de superar este modelo, pontua-se o processo de educação crítica freireana como um dos pilares para promover mudanças, a exemplo da Educação Popular em Saúde, de base dialógica e humanizadora. Nesta perspectiva, o objetivo desta pesquisa, de abordagem qualitativa, transversal e exploratória, foi identificar as percepções em relação à alimentação saudável e saúde, no decorrer de seis encontros de um grupo de mulheres pertencentes ao território de uma Unidade Estratégia Saúde da Família, localizada na região metropolitana de Curitiba, de modo a problematizar as situações-limite identificadas, empoderando as mulheres para refletirem e atuarem em sua realidade, transformando-a. As falas, gravadas e transcritas, e os registros de campo foram analisados à luz da Análise de Discurso, abordagem francesa, adotada como referencial teórico e metodológico. As falas indicaram passividade das mulheres frente à construção do conhecimento, sentimento de culpa em relação ao comer com prazer, busca de padrões de saúde idealizados e, perda das tradições alimentares. Dessa forma, defende-se a necessidade de romper com o modelo hegemônico de saúde instaurado, em prol da educação crítica freireana, de modo a superar as situações limitantes, e avançar na humanização dos sujeitos enquanto autônomos dos processos e protagonistas em suas próprias vidas. | - |
Formato: dc.format | 45 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em saude | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nutrição | - |
Título: dc.title | Roda das Amigas : problematização e ressignificação da alimentação saudável | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: