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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Moosburger, Udo Baldur | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Cordeiro, Sabrina Nunes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:37:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:37:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56504 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56504 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Udo Moonsburger | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho busca distinguir o termo autoridade do conceito de poder, utilizando as definições da autora Hannah Arendt, presentes na obra Entre o passado e o futuro (2009). Além disso, mostrar como as perdas de autoridade e tradição (segundo a denominação romana) influenciaram a crise na política que eclodiu na metade do século XX e como, posteriormente, isso refletiu em áreas prépolíticas como família e, principalmente, na educação, resultando em uma instituição escolar politizada e massificada. Nessa educação de massa, a reflexão partirá do conceito debatido por Erving Goffman, na obra Manicômios, prisões e conventos (2005), na qual ele expõe algumas características das instituições totais, as quais podem se transpostas para a escola. Como o fato de haver castigos por desobediência às regras no sistema do privilégio que vê o sujeito como algo que está fora do sistema. Na escola, o sistema que qualifica, excluí e equaliza a transforma em uma instituição malsucedida. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: O presente trabalho busca distinguir o termo autoridade do conceito de poder, utilizando as definições da autora Hannah Arendt, presentes na obra Entre o passado e o futuro (2009). Além disso, mostrar como as perdas de autoridade e tradição (segundo a denominação romana) influenciaram a crise na política que eclodiu na metade do século XX e como, posteriormente, isso refletiu em áreas prépolíticas como família e, principalmente, na educação, resultando em uma instituição escolar politizada e massificada. Nessa educação de massa, a reflexão partirá do conceito debatido por Erving Goffman, na obra Manicômios, prisões e conventos (2005), na qual ele expõe algumas características das instituições totais, as quais podem se transpostas para a escola. Como o fato de haver castigos por desobediência às regras no sistema do privilégio que vê o sujeito como algo que está fora do sistema. Na escola, o sistema que qualifica, excluí e equaliza a transforma em uma instituição malsucedida. | - |
| Formato: dc.format | 33 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Filosofia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociologia educacional | - |
| Título: dc.title | Autoridade, educação e poder segundo Hannah Arendt | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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