O papel do controle de gestão relacionado às ações do marketing

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Autor(es): dc.contributorFarias, Luiz Rogério, 1952--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Controladoria-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Lucineia Fernandes de Matos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:05:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:05:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-17-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-17-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56480-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56480-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Luiz Rogério Farias-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Controladoria-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho tem por objetivo apresentar o papel da área de Controle de Gestão relacionado às ações da área de Marketing, buscando identificar e delimitar as responsabilidades de cada uma dessas áreas, trazendo a importância de alguns aspectos organizacionais tais como a estrutura, a definição e o alinhamento dos objetivos estratégicos além da relevância da comunicação efetiva entre as áreas. Ao longo da pesquisa buscou-se expor os desafios tanto da área de Controle de Gestão quanto da área de Marketing apresentando a relação e a interligação de ambas as áreas com os objetivos estratégicos da organização buscando sempre os interesses globais em detrimento de interesses individuais. Para a exploração do tema que é atemporal e do convívio dos profissionais que atuam nessas áreas, foi realizada pesquisa bibliográfica com o intuito de apresentar as atribuições de cada uma dessas áreas, bem como seus interesses e obrigações. Utilizou-se ainda na argumentação, a experiência do pesquisador com relação às práticas comportamentais dos profissionais que atuam nas áreas alvo da pesquisa apresentando o cenário das telecomunicações para ilustrar e exemplificar contextos. Os resultados do estudo mostraram a relevância que tanto o Controle de Gestão quanto o Marketing representam para a sobrevivência e continuidade das organizações bem como a necessidade de que ambas as áreas tenham como foco principal os objetivos estratégicos comunicados de maneira eficaz, os quais dirão o rumo e o papel comportamental que cada área deve adotar.-
Formato: dc.format44 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectControladoria-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Título: dc.titleO papel do controle de gestão relacionado às ações do marketing-
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