"Liberdade era o que o berimbau pedia" : a prática musical na Academia de Capoeira Praia de Salvador

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Autor(es): dc.contributorPitre-Vásquez, Edwin Ricardo-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorSouza, Fabio Barbosa de, 1993--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:18:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:18:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56430-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56430-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Edwin Ricardo Pitre Vásquez-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 22/03/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.157-164-
Descrição: dc.descriptionResumo: Essa dissertação propõe-se a investigar as práticas musicais que permeiam as atividades da Academia de Capoeira Praia de Salvador, a partir de uma perspectiva etnomusicológica. O grupo é fundado por Mestre Silveira, que encontra na Penitenciária Estadual do Paraná um espaço de consolidação para a prática de capoeira. Hoje o grupo conta com filiais dentro e fora do sistema penitenciária no Paraná e Santa Catarina. Para coletar os dados, utilizo as ferramentas metodológicas da etnografia e a experiência adquirida enquanto membro do grupo. Informações sobre os instrumentos, as canções autorais e os rituais nos mostram como a prática musical permeia o ambiente do grupo, assim como pontua peculiariedades do grupo, como seu regime hierárquico, os meios de punição e os pensamentos sobre o conceito de 'liberdade'. Palavras-Chave: Etnomusicologia, Música de Capoeira, ACAPRAS, Capoeira Paranaense, Prática Musical.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This dissertation proposes to investigate the musical practices that permeate the activities of the Academia de Capoeira Praia de Salvador, from an ethnomusicological perspective. The group is founded by Mestre Silveira, who finds in the State Penitentiary of Paraná, a field of consolidation for the practice of capoeira. Today the group has teaching points inside and outside the penitentiary system in Paraná and Santa Catarina. To collect the data, I use the methodological tools of ethnography and the experience gained as a member of the group. Information about the instruments, the songs and the rituals show us how the musical practice permeates the group's environment, as well as punctuates peculiarities of the group, such as its hierarchical regime, means of punishment and thoughts about the concept of 'freedom'. Key-words: Ethnomusicology, Capoeira Music, ACAPRAS, Capoeira in Paraná, Musical Practice.-
Formato: dc.format210 p. : il. (algumas color.), retrs., música.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEtnomusicologia-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Palavras-chave: dc.subjectCapoeira-
Título: dc.title"Liberdade era o que o berimbau pedia" : a prática musical na Academia de Capoeira Praia de Salvador-
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